No momento, você está visualizando Índia não quer em seu país carros da Tesla feitos na China
O Tesla tem linhas de produção na China, mas a Índia não quer os carros de lá

Índia não quer em seu país carros da Tesla feitos na China

Por interesses comercial conflitantes, a Índia não quer Tesla da China rodando em seu território

Na Índia, o ministro local de Transporte Rodoviário e Rodovias, Nitin Gadkari, disse que não quer em seu país carros da Tesla feitos na China. Sua justificativa não tem a ver com boicote a Beijing, em um sentido de conflitos comerciais como o que acontece entre os chineses e os Estados Unidos.

Muito menos há um peso ideológico “contra o comunismo” nessa questão. Tudo se baseia em uma ideia de que a Índia não deveria comprar carros que o próprio país poderia estar construindo. “Se Elon Musk (CEO da Tesla) estiver pronto para fabricar na Índia, não há problema. Venha para a Índia, comece a fabricar. A Índia é um grande mercado”, disse Gadkari.

As declarações do ministro indiano também incluíram a possibilidade da Tesla exportar seus produtos a partir da Índia. “Mas se ele [Musk] quer fabricar na China e vender na Índia, então não pode ser uma boa proposta para a Índia”, disse Gadkari.

No ano passado, o Ministério das Indústrias Pesadas da Índia também pediu à Tesla que começasse a fabricar seus veículos elétricos na Índia antes que quaisquer concessões fiscais pudessem ser consideradas. Inclusive o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, já revelou que quer promover uma estratégia “Made in India” para atrair empresas e criar empregos no país.

Para Modi, esse é um movimento que é particularmente importante depois que a Ford decidiu fechar suas fábricas na Índia; pois no sentido de que é necessário aumentar a renda per capita do país (que possui um elevado índice de pobreza). Por outro lado, a Tesla ao mesmo tempo tem pressionado autoridades em Nova Délhi por quase um ano para cortar tarifas, as que Elon Musk diz que estão entre as mais altas do mundo.