TikTok testa usar avatares de IA para promover e vender produtos na TikTok Shop
O TikTok explora novo território em inteligência artificial (IA) e influenciadores, e segundo o The Information, a rede social planeja lançar avatares de IA para promover e vender produtos na TikTok Shop, utilizando scripts fornecidos por anunciantes ou vendedores.
- O TikTok testa o uso de avatares de IA para promover e vender produtos na TikTok Shop. Este novo recurso, que ainda está em desenvolvimento, envolverá todavia influencers virtuais capazes de seguir scripts fornecidos por anunciantes ou vendedores;
- Durante a fase de testes, os avatares de IA enfrentaram desafios significativos, incluindo uma resposta de vendas inferior àquela gerada por influenciadores humanos;
- O lançamento de avatares de IA levanta questões sobre como o TikTok planeja equilibrar a distribuição de receitas entre criadores humanos e virtuais;
- Apesar dos desafios, o TikTok vê os avatares de IA como um complemento potencial, e não como substitutos dos criadores de conteúdo humanos. A plataforma acredita que poderiam ampliar as estratégias de marketing e vendas dentro do seu ecossistema.
O recurso, contudo, ainda está em fase de desenvolvimento e pode sofrer alterações antes de ser lançado oficialmente. A equipe do TikTok tem testado os influencers virtuais. Assim, os testes apresentaram desafios, como a resposta de vendas inferior à gerada por influenciadores humanos.
A introdução de avatares de IA no TikTok surge num momento delicado para a plataforma, que recentemente encerrou seu fundo de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) para criadores de conteúdo. Fundo este criticado por não oferecer remuneração adequada aos seus usuários.
Para TikTok, avatares são complementares, não substitutos
Apesar desses desafios iniciais, o TikTok vê esses avatares de IA como um possível complemento ao seu conjunto de criadores de conteúdo humanos, e não necessariamente como substitutos.
A plataforma acredita que esses influencers gerados por IA poderiam ampliar as estratégias de marketing e vendas dentro do seu ecossistema.
No entanto, ainda há muitas incógnitas sobre como o TikTok planeja implementar esse recurso. Especialmente no que diz respeito à distribuição de receitas de patrocínio entre creators humanos e virtuais.
Esta questão é particularmente sensível, pois muitos influenciadores do TikTok dependem financeiramente de parcerias com marcas.
Gen Z não liga se influencer é humano, diz estudo
Um novo estudo apontou que a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) pode valorizar a IA e a autenticidade nas redes sociais de forma diferente das gerações mais velhas.
A empresa de análise Sprout Social, em seu Relatório de Marketing de Influenciadores 2024, coletou feedback de duas mil pessoas nos EUA e no Reino Unido sobre suas experiências consumindo conteúdo social.
Os respondentes da pesquisa estavam divididos sobre uma marca trabalhando com um influenciador de IA. Enquanto 27% disse que seriam “indiferentes” a isso, 37% disse que isso os deixaria mais interessados na marca e 37% disse que isso os faria desconfiar da marca.
O relatório observa que 46% dos respondentes da Geração Z, disseram que ficariam mais interessados numa marca que trabalhasse com um influenciador gerado por IA.
O relatório também destacou uma divisão geracional na percepção em torno do marketing “autêntico”, que é menos valorizado pela Geração Z.
Enquanto o relatório diz que “cerca de metade” dos Millennials, Geração X e Baby Boomers, valorizavam a autenticidade dos influenciadores. Apenas 35% da Geração Z disseram que valorizavam isso.