Ascensão da rede social trouxe ganhos pesados aos maiores influenciadores do TikTok
O ano de 2021 foi de ganhos milionários para os influenciadores mais populares do TikTok. Ao todo, os nomes mais bem pagos da rede social, são de pessoas com menos de 25 anos e que captaram US$ 55,5 milhões (R$ 312,8 milhões na cotação atual). Ou seja, um crescimento de 200% em relação ao que foi contabilizado pela Forbes em 2020.
Dois exemplos que valem a menção são os de Charli e Dixie D’Amelio. As irmãs ficaram no topo da lista dos “TikTokers” mais bem pagos do ano.
Além dos ganhos na internet, as duas também possuem a ‘Social Tourist’, marca fruto de uma parceria com a Hollister, cujos itens estão a venda em mais de 500 lojas. Então, somando os ganhos ao longo do ano passado, suas fortunas saltaram de cerca de US$ 7 milhões para US$ 27,5 milhões (R$ 155 milhões em conversão direta).
Outros influenciadores do TikTok no ranking:
- Addinson Rae, que atuou em “Ele É Demais” da Netflix;
- Bella Poarch, a terceira pessoa com mais seguidores no TikTok;
- Josh Richards, que captou mais de US$ 15 milhões em 2021;
- Kris Collins, com 41 milhões de seguidores na rede;
- Avani Gregg, que posta tutoriais de maquiagem.
Vale ressaltar, no entanto, que nem toda a receita dos influenciadores veio apenas do TikTok. Cerca de 30% a 50% dos ganhos são provenientes de conteúdos patrocinados na rede social. Um nicho em que diversas empresas (como Amazon e McDonald’s) pagam para ter os seus produtos expostos nos perfis mais badalados da plataforma. Isso pois o público alvo que desejam alcançar geralmente são da mesma faixa etária dos ‘influencers’.
Aliás, o próprio TikTok também alcançou números relevantes em 2021, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Algumas estrelas da plataforma chegam a cobrar até US$ 500 mil por postagem, embora a média por post, segundo a Forbes, seja de US$ 100 mil a US$ 250 mil (mais que o dobro do observado em 2020).