Projeto Inspira Ciência oferece atualização em Ciências
O Museu do Amanhã abriu nesta segunda-feira (8), as inscrições para a oitava edição do programa de formação gratuito Inspira Ciência. Voltado para professores da educação básica de todo o país, oferece oportunidade de atualização em ciências, abrangendo diversos temas. Ou seja: astronomia, geologia, paleontologia, biologia assim como ecologia.
As inscrições poderão feitas neste link até 12 de maio. Os resultados serão divulgados em 17 de maio.
As três primeiras edições do Inspira Ciência ocorreram de forma presencial. A partir de 2020, com a pandemia da covid-19, o programa se tornou online.
A busca pelo programa é muito grande. No total, mais de 5,4 mil professores se inscrevem. Desses, selecionam 1,5 mil, sendo que mais de 900 concluíram o curso. Há aulas expositivas e práticas, trabalhando-se métodos de ensino por investigação. Há aulas mais práticas também de ferramentas tecnológicas que possam usadas em sala de aula.
Rede
Além de atualizar os docentes, outro objetivo do projeto é formar uma rede entre professores de todo o Brasil.
No entanto, os professores devem estar vinculados a alguma escola. A seleção ocorre com base em critérios de abrangência territorial, de modo a ter professores de todos os estados. Cinquenta por cento das vagas oferecidas a professores negros , indígenas e quilombolas.
Como o Museu do Amanhã não consegue contemplar todos os interessados, produziram um conteúdo gravado. Dessa maneira, ficará disponível na plataforma da empresa IBM, patrocinadora do projeto.
Com parceria firmada também com o Canal Futura, no segundo semestre disponibilizarão na plataforma educacional do Futura um conteúdo ainda mais introdutório. Assim, ampliará o alcance das aulas e dos temas trabalhados pelo Inspira Ciência. O programa tem parceria com o British Council.
Encontros
Em 2024, os professores selecionados participarão de cinco encontros virtuais nos dias 8, 15 e 29 de junho e 6 e 13 de julho. A cada dia, palestrantes convidados falarão sobre temas fundamentais em ciência, componentes da abordagem do ensino por investigação. Ainda haverá tempo dedicado para interação entre os participantes, com o foco na troca de experiências entre eles. Aliás, no final, haverá uma televisita à exposição de longa duração do Museu do Amanhã, relacionando com todo o conteúdo exposto e discutido, finalizou Nina.
O Museu do Amanhã é um equipamento da prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
Fonte: Agência Brasil