Você está visualizando atualmente INSS autoriza concurso público para técnico de segurança social
A portaria autorizativa para concurso do INSS para o cargo de técnico de segurança social foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13

INSS autoriza concurso público para técnico de segurança social

O edital para o concurso público do INSS para o cargo de técnico de segurança social deverá sair em até seis meses, ou seja, em dezembro

O Instituto Nacional do Seguro Social recebeu autorização do Ministério da Economia para a realização de um novo concurso INSS 2022, com oferta de mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13, trazendo assim a informação de que o edital deverá ser publicado em até seis meses. Dessa forma, a seleção será aberta até dezembro.

A autorização para o concurso ocorreu logo após avaliação do pedido dos setores estratégicos do Ministério da Economia, nos últimos dias.

Já a oferta de vagas é a mesma anunciada em maio deste ano. Na ocasião, a Diretoria de Gestão de Pessoas do INSS expôs que, diante do cenário restritivo de contenção de despesas públicas e da necessidade de recomposição da força de trabalho do Instituto, a proposta visava alterar o quantitativo de vagas solicitado.

Portanto, a solicitação em questão passou de 6.004 para as atuais mil vagas de técnico do seguro social. Além disso, transferiram para as demais oportunidades (1.571 de analista do seguro social, de nível superior) para um próximo aval; dessa forma, passará por análise no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023.

Dicas sobre o último concurso do INSS

Aliás, para quem já deseja iniciar a preparação, aqui vão alugnas dicas do último edital pode ter como base no conteúdo. O concurso do INSS aconteceu em 2015 e ofertaram na ocasião 950 vagas para técnicos e analistas de seguro social.

A seleção teve a organização do Cebraspe. Os candidatos ao cargo de técnico foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 120 questões sobre:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática; e
  • Conhecimentos Específicos.