Dix oficial: A opção “Flipside” – literalmente “outro lado” do perfil – chegou para pequeno grupo de usuários do Instagram; veja como funciona
O Instagram lançou recentemente a opção “Flipside” para um pequeno grupo de usuários, após testá-la nos últimos meses e é uma espécie dix oficial.
Veja quem pode acessar:
- O Instagram introduziu a opção “Flipside” para um grupo selecionado de usuários, oferecendo uma funcionalidade similar aos “melhores amigos” das stories, mas para postagens no feed;
- A ferramenta permite que os usuários criem diferentes personas dentro do aplicativo, gerenciando múltiplos perfis e oferecendo uma experiência mais segmentada e personalizada;
- Essa novidade surge como resposta à crescente preferência por compartilhamento privado nas redes sociais, com muitos usuários optando por manter comunidades menores e mais fechadas;
- O chefe do Instagram, Adam Mosseri, reconheceu essa tendência em 2022 e o Flipside é uma tentativa de se adaptar a essas mudanças no comportamento dos usuários.
Após criar um Flipside (“outro lado”, em tradução livre), o usuário pode selecioná-lo para suas postagens, segundo o site Social Media Today. É a mesma lógica de escolher postar uma story para todos os seguidores ou para os “melhores amigos”. Dá para acessar e visualizar o Flipside como um feed alternativo, que pode trazer nova imagem e até nome de perfil.
Histórico
Em 2022, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, notou que os usuários postavam mais em stories e enviavam mais DMs do que publicavam em seus feeds. O Flipside é mais uma iteração dessa tendência, expandindo os experimentos anteriores do Instagram para permitir o gerenciamento de múltiplos perfis. Assim, os usuários podem ter diferentes personas no aplicativo.
Ainda não está claro se será um sucesso, mas parece ser direcionado aos usuários mais jovens, que têm migrado para TikTok e Snapchat. Embora não esteja disponível para todos os usuários em todas as regiões, será interessante observar seu impacto e popularidade.
Contas separadas
A Meta, portanto, anunciou na última semana que, a partir das próximas, usuários da União Europeia (UE) poderão desvincular suas informações das contas do Instagram e Facebook, com as redes sociais também interrompendo o compartilhamento de dados entre si. Segundo a empresa, a medida vem para cumprir os requisitos da nova Lei de Mercados Digitais (DMA), que entra em vigor integralmente em março de 2024.
Em suma, os usuários poderão desvincular dados e informações do:
- Facebook e Instagram;
- Facebook Messenger;
- Facebook Marketplace;
- Facebook Gaming;
- Anúncios – a Meta introduziu, em novembro, uma opção de assinatura paga sem anúncios para o Facebook e Instagram. A opção foi disponibilizada especialmente para a UE.