No momento, você está visualizando Instituto Ciranda abre 200 vagas para modalidades de ensino de música em MT com patrocínio da Secel
Instituto Ciranda abre inscrições para processo seletivo em MT. São 200 novas vagas em três polos educacionais Foto: secel.mt.gov

Instituto Ciranda abre 200 vagas para modalidades de ensino de música em MT com patrocínio da Secel

Instituto Ciranda abre inscrições para processo seletivo em MT

O Instituto Ciranda abre inscrições para processo seletivo em MT para 200 novas vagas em três polos educacionais: Cuiabá, Rondonópolis e Chapada dos Guimarães. Os interessados podem se inscrever até 8 de fevereiro no site da instituição. As entrevistas presenciais estão marcadas para ocorrer entre os dias 10 e 14 deste mês.

A divulgação dos resultados está programada para o dia 18 e o período de matrículas ocorre entre 19 e 20. O Instituto dispões de mais de 20 modalidades de ensino que abrangem instrumentos de orquestra, canto coral e musicalização.

Cuiabá

As aulas iniciam em 23 de fevereiro. Em Cuiabá, as inscrições estão abertas no Centro Histórico, na Casa de Bem-Bem para violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, clarone, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização.

Rondonópolis e Chapada dos Guimarães

Já em Rondonópolis, as vagas são para violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, saxofone, clarinete, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, percussão, musicalização e coral. Em Chapada dos Guimarães, as inscrições são para aprender a tocar violino.

Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 850 crianças, adolescentes e jovens de classes sociais distintas, em cinco polos educacionais – Cuiabá, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, comunidade rural de João Carro, próxima ao distrito da Água Fria, de Chapada, e Poconé. Com atividades focadas na escola social de música e método próprio de ensino, instituição desenvolve atividades sociais desde 2003.

Instrumento de transformação social

“A cultura é um poderoso instrumento de formação. Do mesmo modo, é de transformação social. Além disso, fonte de renda. Nesse sentido, potente aliada do poder público. Ou seja, na promoção da cidadania. O Instituto Ciranda cumpre bem esse papel ao longo de mais de duas décadas de atividades. Ademais, não por acaso é uma das mais importantes instituições sociais de ensino musical do Brasil. Ou seja, motivo de orgulho para todo o povo mato-grossense”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura.

Como resultado artístico, o Instituto Ciranda mantém sua própria orquestra sinfônica em plena atividade, com temporadas definidas e propósito na democratização do acesso à música de concerto. As temporadas artísticas formam novas plateias, profissionalizam músicos instrumentistas, e geram emprego e renda.

“Desde muito cedo, além das aulas de instrumentos, os alunos são envolvidos em práticas musicais coletivas nas orquestras Cirandadinha, Primeira Ciranda e CirandaMundo. Assim, cria-se todo um movimento consciente rumo às novas etapas e desafios inerentes ao processo de desenvolvimento musical”, destaca o presidente do Instituto, maestro Murilo Alves.

Práticas musicais coletivas

Sob o prisma técnico, a princípio com aulas de instrumento e atuação por meio das práticas musicais coletivas, desde já o Instituto Ciranda vem conseguindo inserir jovens no mercado de trabalho. “Em síntese, parte das primeiras gerações de instrumentistas formadas pelo Instituto Ciranda atualmente ensina novas gerações de músicos, dessa forma garantindo a continuidade de um processo necessário de acesso à cultura e à arte, com resultado em desenvolvimento humano pleno e, acima de tudo, importante legado cultural”, frisa o presidente.

Em suma, a Temporada 2026 do Instituto Ciranda é realizada pelo Governo Federal, via Ministério da Cultura e Lei de Incentivo a Projetos Culturais, patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel-MT, Bom Futuro, Ruhling Contabilidade, Sicoob e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão.

Serviço

  • Inscrições: até 8 de fevereiro
  • Divulgação do cronograma de entrevistas: 9 de fevereiro
  • Entrevistas presenciais: 10 a 14 de fevereiro
  • Divulgação dos selecionados: 18 de fevereiro
  • Período de matrículas: 19 e 20 de fevereiro
  • Início do ano letivo: 23 de fevereiro

Outras informações podem ser obtidas em Cuiabá e Chapada pelo telefone (65) 99213-5964 e, em Rondonópolis, pelo número (66) 99698-2133.

Fonte: secel.mt