Você está visualizando atualmente Inteligência artificial decifra escritos de mais de 5 mil anos
Um grupo de cientistas da Alemanha desenvolveu um software de inteligência artificial capaz de decifrar textos cuneiformes, considerados os mais antigos da humanidade.

Inteligência artificial decifra escritos de mais de 5 mil anos

Sistema utiliza modelos 3D de tabuletas sumérias para investigar e decifra escritos

Um grupo de cientistas da Alemanha desenvolveu um software de inteligência artificial que decifra textos cuneiformes, considerados os mais antigos da humanidade. Os escritos têm objetos em formato de cunha, a maioria datados de mais de 5 mil anos.

O novo sistema utiliza modelos 3D de tabuletas sumérias. Ele funciona da mesma forma que o software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que converte as imagens da escrita em texto legível por máquina.

Software de inteligência artificial mais confiável

A inteligência artificial proporciona resultados muito mais confiáveis do que os métodos anteriores, como fotos.

O software permite que as tábuas comparadas entre si, abra caminho para novos rumos de pesquisa. Os pesquisadores utilizaram modelos 3D de quase 2 mil tabuletas cuneiformes.

As tabuletas cuneiformes são pedaços de argila não cozidos nos quais a escrita foi prensada. O sistema de escrita da época abrangia diversos idiomas.

Por isso, além das condições ideais de iluminação para reconhecer os símbolos corretamente, necessário muito conhecimento prévio das línguas faladas na época.

O trabalho dos pesquisadores, contudo, proporciona um novo acesso a um material exclusivo e possibilita novas linhas de investigação.

No momento, apenas um protótipo é capaz de distinguir símbolos de duas línguas com segurança. Entretanto, sabe-se que existem 12 línguas cuneiformes.

Inteligência artificial

Um campo de estudo multidisciplinar abrange varias áreas do conhecimento. Embora seu desenvolvimento tenha avançado mais na ciência da computação, sua abordagem interdisciplinar envolve contribuições de diversas disciplinas. Algumas das principais áreas relacionadas à IA incluem:

  1. Ciência da Computação: A ciência da computação desempenha um papel central na IA, fornecendo as bases teóricas e práticas para o desenvolvimento de algoritmos, modelos e técnicas computacionais.
  2. Matemática e Estatística: A matemática e a estatística fornecem os fundamentos teóricos para a modelagem e análise de algoritmos de IA, incluindo aprendizagem de máquina, redes neurais e processamento de dados.
  3. Aprendizagem de Máquina (Machine Learning): A aprendizagem de máquina é uma subárea da IA que se concentra no desenvolvimento de algoritmos que permitem aos computadores aprender e melhorar com base em dados. Isso envolve a aplicação de técnicas estatísticas e algoritmos de otimização.
  4. Ciência Cognitiva: A ciência cognitiva estuda os processos mentais e a inteligência humana, e suas contribuições para a IA estão relacionadas à compreensão e modelagem dos processos cognitivos para o desenvolvimento de sistemas inteligentes.
  5. Neurociência Computacional: A neurociência computacional busca entender o funcionamento do cérebro humano. Dessa maneira, aplica esses insights no desenvolvimento de modelos e algoritmos de IA inspirados no cérebro.