Você está visualizando atualmente Agentes de endemias intensificam ações de combate ao Aedes aegypti
O objetivo da ação é identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor Aedes aegypti, além de alertar os cidadãos

Agentes de endemias intensificam ações de combate ao Aedes aegypti

Com o período de chuvas, os Agentes de Combate à Endemias estão intensificando suas ações de combate ao Aedes aegypti

O objetivo da ação é identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor Aedes aegypti, além de alertar os cidadãos sobre os cuidados necessários para evitar a Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.

Dessa maneira, cerca de 100 profissionais percorrem as ruas e avenidas do bairro Vila Operária, visitando casas, estabelecimentos comerciais e terrenos.

Todos os agentes estão uniformizados com camisetas da Secretaria de Saúde e utilizam crachá de identificação. Eles sempre solicitam aos moradores que acompanhem a vistoria dentro de suas residências e, em caso de dúvidas, podem solicitar a apresentação do crachá.

A gerente de Vigilância Epidemiológica de Rondonópolis, Noeny Pereira, ressaltou a importância dessas ações, especialmente, durante o período chuvoso, quando os casos de dengue tendem a aumentar. Ela enfatizou a necessidade de cuidar dos quintais, caixas d’água abertas, piscinas sem tratamento e acúmulo de lixo, pois esses são locais propícios para a proliferação do mosquito.

Noeny também pede que os moradores recebam os agentes em suas residências, pois eles estão em busca de combater o mosquito e fornecer orientações sobre como evitar sua proliferação.

Cronograma

Os mutirões continuarão todas as sextas-feiras, com a próxima ação ocorrendo na região do Parque Universitário no dia 19. Nas semanas seguintes, os agentes estarão nas regiões do Jardim Adriana, Cidade Alta, Jardim Atlântico e Jardim Sumaré. Nos dias 26, 02, 09 e 16, respectivamente.

Aedes aegypti

O mosquito transmissor de vírus causadores de doenças que são chamadas de arboviroses. Dentre as doenças mais comuns que estão neste grupo, destacam-se: Dengue, Zika e Chikungunya.

Outros vírus, além dos citados, portanto, ocorre pela transmissão do Aedes aegypti, como o vírus da Febre Amarela. No entanto, até o momento, a circulação desse vírus ocorre estritamente em áreas silvestres, onde outras espécies de mosquitos são transmissoras.