A participação no programa InvestSP é gratuita e por meio de plataformas online e tem duração de 4 meses e suporte de 2 anos
A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo abriram as inscrições para o Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP. Dessa forma, selecionará 150 startups, micro, pequenas e médias empresas, de todas as regiões do estado; ou seja, aquelas interessadas em receber treinamento para acessar o mercado internacional. Os empresários têm até 17 de junho para fazer o cadastro pelo site da InvestSP .
A participação no programa é gratuita e por meio de plataformas online. O curso dura quatro meses e todas as empresas participantes contam com suporte da InvestSP por até dois anos após o encerramento do curso. Podem participar empresários de todos os setores de produção, de serviços, bem como do agronegócio. De acordo com informações da InvestSP, de cada cinco empresas que participam do programa pelo menos uma começa a exportar antes mesmo do término da capacitação.
O treinamento aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Questões como inteligência comercial; formação de preços; adequação de produtos e serviços; plano de negócios; além disso, marketing e vendas serão abordadas por especialistas da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Uma das etapas do programa consiste nas mentorias, que são momentos de atendimento individual nos quais se discute, por exemplo, o planejamento para exportação e as necessidades específicas de cada negócio. São quatro mentorias no decorrer do curso, sendo assim, o agendamento pode ser no dia e horário mais convenientes para o empreendedor.
Programa
O programa já formou 355 empresas e outras 152 se formarão em julho. A maior parte atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, saúde e vestuário. A seleção dos participantes é feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional.
Fonte: Agência Brasil