O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou “com sucesso” o teste na terça-feira (27)
O governo do Japão condenou nesta quarta-feira (28) os múltiplos lançamentos de mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte, classificando os programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis do país como “absolutamente inaceitáveis”.
Em uma coletiva de imprensa que acontece regularmente em Tóquio, o vice-secretário-chefe do Gabinete, Kei Sato, afirmou que os lançamentos norte-coreanos na terça-feira (27) representam uma ameaça à segurança pública tanto no Japão quanto no mundo todo.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou que os mísseis foram lançados de uma área próxima à capital norte-coreana, Pyongyang. Isto é, por volta das 15h50, (horário local), em direção ao mar, na costa leste do país.
Conforme o comunicado, os mísseis percorreram cerca de 350 km. O lançamento mais recente ocorre durante a visita de um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA à Coreia do Sul. Aliás, na ocasião, discutiu a modernização da aliança militar entre os dois países.
Washington tem buscado um papel mais limitado nos esforços conjuntos de defesa contra a Coreia do Norte.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou “com sucesso” o teste na terça-feira (27), informou a emissora estatal KRT, nesta quarta-feira (28).
Fotografias mostram Kim, acompanhado da filha Kim Ju Ae, observando o teste, de acordo com a agência de notícias estatal KCNA.
O exercício demonstrou melhorias significativas no poder de ataque, mobilidade e precisão da arma, afirmou Kim, segundo a mídia estatal.
Ele também afirmou que o próximo congresso do Partido dos Trabalhadores, revelará os planos da próxima etapa para fortalecer ainda mais a dissuasão nuclear do país, disse a KRT.
A Coreia do Norte tem desafiado a proibição das Nações Unidas ao desenvolvimento de mísseis balísticos.
Fonte: cnn



