Um momento de descontração e uma oportunidade de vivenciar a cultura popular
No Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do bairro Jardim Glória, os idosos anteciparam a festança, com direito a quadrilha e muita comilança. Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho na véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro.
“A festa junina, entretanto, é uma tradição em nossa unidade. Os idosos ficam ansiosos com a preparação desse evento que já faz parte de nossa programação anual, do mês junho. É um momento de descontração de nossos idosos. Além disso, uma oportunidade de também vivenciar essa cultura popular”, destacou a coordenadora do Cras, Dandarra Varela.
Ela conta, que assim como os bailes da terceira idade, a festa junina é também bastante aguardada pelo grupo. Pois todos participam das atividades sociais no Cras Jardim Glória. “Mais que um momento de descontração é ver a alegria de todos os idosos. Assim, no dia da festa eles fazem questão de estar presentes na comemoração”.
No Cras, os idosos participam de oficinas, dançando e se divertindo
Para a Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, esses momentos de lazer fortalecem a autoestima. Assim como contribuem para uma melhor qualidade de vida de cada um dos idosos. Além de também desenvolver os vínculos familiar e comunitário. “Esses idosos poderiam estar em casa e sozinhos. Mas aqui no Cras eles passam um período do dia participando de oficinas, dançando e se divertindo. Essa gestão tem muito orgulho em poder atender a todos os grupos, em especial aos nossos idosos”.
A coordenadora do Programa de Proteção Básica, Bernadete Miranda, disse que neste mês de junho, todos os polos que atuam com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estarão realizando as festas juninas. Tanto com os grupos de famílias, idosos, crianças e adolescentes.
“Esses eventos sintetizam o trabalho realizado por essa gestão, no compartilhamento de políticas públicas voltadas ao social. O prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama, a promotora de Justiça Kika Dorilêo, têm esse olhar atento ao social. Por isso, não medem esforços para fortalecer ainda mais esse importante setor da administração pública”.