O jato Airbus A350 agora também tem operações da ITA Airways no Brasil
A ITA Airways tornou-se (5), mais uma empresa aérea a oferecer serviços ao Brasil com o moderno jato Airbus A350. As operações na rota entre São Paulo e Roma, que passaram a ser diárias em 1º de agosto, ganham mais esse componente, enquanto a empresa disputa a rota com a Latam.
O voo inaugural do A350 da ITA ao aeroporto de São Paulo (Guarulhos) decolou ontem de Roma, mas pousou apenas na madrugada desta sexta em território brasileiro. Ele foi operado pela aeronave de marcas EI-IFA (msn 308), como indicam plataformas de rastreamento de voos.
A partir de agora, o Airbus A350 será operado junto com o A330-200, em dias alternados. Atualmente, segundo dados obtidos junto à plataforma da Cirium, as empresas que usam o Airbus A350 em voos ao Brasil são a Air France, British Airways, Lufthansa e Turkish Airlines.
A Latam operou o modelo por vários anos, mas devolveu todos os 13 que possuía como parte de uma estratégia de padronização de frota durante a pandemia.
O A350-900 já é usado pela ITA em destinos internacionais como Los Angeles e Buenos Aires. Atualmente, a companhia aérea italiana opera cinco aeronaves do tipo, todas arrendadas. Um sexto A350 deve se incorporar em breve.
Além disso, a ITA Airways receberá 10 A330-900 encomendados diretamente com a Airbus. Junto a outros dois jatos do modelo arrendados da AerCap e que devem ser entregues entre 2023 e 2024.
Além do A350, a transportadora italiana possui oito A330-200 herdados da Alitalia, mas que deverão ser substituídos à medida que as novas sejam entregues.
A ITA está passando por um processo de venda de seu controle acionário pelo governo italiano. O concorrente mais provável a assumir a companhia aérea é o formado pela Lufthansa e a operadora marítica MSC.