No momento, você está visualizando José Sacristán, Prêmio Nacional de Cinema 2021

José Sacristán, Prêmio Nacional de Cinema 2021

O júri do Prémio Nacional do Cinema 2021 atribuiu por unanimidade o prémio a José Sacristán “por representar a história viva do cinema espanhol nos últimos sessenta anos e por ter encarnado as contradições, vicissitudes e idiossincrasias de uma sociedade como nenhuma outra. Transformação. Transformação ”

O júri indicou que “trabalharam com alguns dos cineastas mais relevantes, incluindo Luis García Berlanga e Fernando Fernán Gómez, cujo centenário comemoramos este ano, e com cineastas ativos como Carlos Vermut, Isaki Lacuesta e Javier Rebollo, conectando com diferentes gerações e sensibilidades “.

“Trabalhador incansável, curioso, apaixonado e versátil, passou da comédia popular dos anos sessenta e setenta à protagonista de filmes de cariz social ou thrillers, personificando também a própria evolução da nossa cinematografia. E ele não se destacou apenas no cinema, mas no teatro ou no musical. Uma referência e personalidade indissociável do imaginário cultural do nosso país ”. Fonte: RTVE