Edital do concurso público que Kalil autorizou oferece 100 vagas sendo 50 para chamamento imediato e mais 50 para cadastro reserva
O prefeito Kalil Baracat assinou o aguardado edital para o concurso público da Guarda Municipal de Várzea Grande. A cerimônia coincidiu com o aniversário de 24 anos da instituição – 23 de fevereiro e contou com a presença do senador Jayme Campos, idealizador da Guarda Municipal, do prefeito do município, além da presença do secretário de Defesa Social Coronel PM Alessandro Ferreira da Silva e dos comandantes da GM, Alisson Baracat e Alexander Gouveia Ortiz.
O edital oferece 100 vagas sendo 50 para chamamento imediato e mais 50 para cadastro reserva com paridade de gênero, ou seja, homens e mulheres. O prefeito destacou a importância desse concurso para fortalecer o efetivo da Guarda Municipal que desempenha papel fundamental na segurança pública do município. Assim como a atuação das forças policiais como a Polícia Militar, Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e até mesmo com o Exército Brasileiro.
A decisão do prefeito Kalil Baracat e sua gestão vem de encontro com os estudos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que aponta para o crescimento das Guardas Municipais em 35% na última década, contrastando com as demais forças policiais estaduais que estão encolhendo e reduzindo efetivo.
Senador Jayme Campos expressou sua satisfação com a continuidade e crescimento da instituição
A PM, responsável pelo policiamento ostensivo nas ruas, teve uma queda de 6,8% no efetivo nos últimos dez anos no país. Em 2013, eram 434.524 agentes. No ano passado, portanto, o número passou para 404.871. Mas a Instituição possui o maior efetivo das forças de segurança – com um total de 404.871 servidores. A média no Brasil é de dois PMs para mil habitantes.
Já na Polícia Judiciária Civil, responsável pelas investigações para solucionar crimes, o país tem um efetivo 36,5% menor que o previsto, o que significa 55.111 a menos em atividade.
Em 2014, no tocante as Guardas Municipais, no Brasil havia 1.081 cidades com efetivo. Hoje, entretanto, o número chega a 1.467 cidades, um crescimento de 35,7%.
O senador Jayme Campos, idealizador e criador da Guarda Municipal há 24 anos, expressou sua satisfação com a continuidade e crescimento da instituição.
Kalil Baracat ainda enfatizou que além de assinar este importante edital para o concurso público da Guarda Municipal de Várzea Grande, sua gestão tem mantido o compromisso com a valorização e o fortalecimento dessa instituição ao longo dos meus quatro anos de mandato.
O secretário de Defesa Social, Coronel Alessandro Ferreira da Silva, enalteceu o investimento no concurso público.
Sobre o concurso público, ele ressaltou a importância de repor o efetivo da Guarda e elogiou o comprometimento do prefeito com a instituição.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado, destacou o papel crucial desempenhado pela instituição na segurança pública municipal.
A assinatura do edital marca um importante passo para a valorização e fortalecimento da Guarda Municipal de Várzea Grande. Desse modo, contribui para a segurança e bem-estar da população local.