No momento, você está visualizando Kurt Cobain teve voz recriada por inteligência artificial em música de tributo
Voz de Kurt Cobain foi reconstituída graças a programa de computador

Kurt Cobain teve voz recriada por inteligência artificial em música de tributo

Computador conseguiu copiar a voz de Kurt Cobain

O lendário músico e ex-vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, morreu em 1994. No entanto, 27 anos depois, lançaram uma música com a voz dele. Mas como? Você se pergunta. Trata-se de uma inteligência artificial que conseguiu “ressuscitar” a voz do artista.

Um programa especial conseguiu criar a música como parte de um projeto, chamado “As Fitas do Clube dos 27”. A intenção do projeto é homenagear artistas que morreram aos 27 anos, lançando músicas inéditas nas vozes dos falecidos. A faixa com Kurt Cobain, “Drowned in the Sun”, será apenas uma delas.

A lista dos grandes nomes da música que morreram aos 27 anos é pesada. Amy Winehouse, Jimi Hendrix e Jim Morrisson, da banda The Doors faleceram com a mesma idade e, assim, terão músicas com a recriação das suas vozes lançadas também. O projeto visa principalmente conscientizar sobre a saúde mental.

A organização Over The Bridge é a responsável por produzir a faixa com a voz de Cobain. Um computador foi usado para analisar as várias músicas do Nirvana, através da inteligência artificial conhecida como Google Magenta. O programa, então, identificou termos e melodias comuns entre as faixas para criação da letra e instrumentais.

Colaboração de fã de Kurt Cobain

Um humano emprestou sua voz para o projeto, ajudando a sintetizar a partir de seu vocal a voz do vocalista do Nirvana. Eric Hogan foi o responsável pelo feito. Ele é líder e vocalista de uma banda de tributo, chamada Nevermind: The Ultimate Tribute To Nirvana.

“Se você olhar para o último lançamento do Nirvana que foi, You Know You Right, isso tem o mesmo tipo de vibração. Kurt meio que escreveria o que diabos ele quisesse escrever. E se ele gostava, então era uma música do Nirvana. Eu posso ouvir certas coisas no arranjo de Drowned in the Sun como, ‘OK, isso é meio que uma vibe In Utero aqui ou uma vibe Nevermind bem aqui.’

“Eu realmente entendi a IA disso. A música diz: ‘Sou um estranho, mas gosto disso’. Esse é totalmente Kurt Cobain. O sentimento é exatamente o que ele teria dito. ‘O sol brilha sobre você, mas não sei como’ – isso é ótimo”, comentou Hogan.