Estudo da agricultura digital mostra que Fazenda Conectada Case IH foi 18% mais produtiva na safra 2022/23
O centro-oeste do Brasil, conhecido por sua produtividade agrícola impressionante, parecia ter atingido seu ápice. No entanto, com a introdução da conectividade e das tecnologias de agricultura digital, está claro que ainda há margem para crescimento.
Água Boa, município situado no Vale do Araguaia, em Mato Grosso, é um exemplo emblemático dessa transformação. Com sua economia baseada no agronegócio, especialmente na produção de grãos. Ele abriga a Fazenda Conectada Case IH, propriedade pioneira no uso das tecnologias da chamada agricultura 4.0.
Lançada em 2021 pela Case IH, a região recebeu o projeto 4G TIM no Campo, para reunir todas as soluções avançadas da marca. Contudo, se tornou um laboratório de agricultura digital, com resultados impressionantes. A produção da safra 2022/23 foi de 12.925 toneladas, sendo 13,4% mais produtiva do que a média do Brasil.
Os números são resultado de um estudo desenvolvido pela Agricef e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que avaliaram os pilares eficiência agrícola, viabilidade econômica e sustentabilidade. “Os dados nos mostram como a conectividade impacta efetivamente o resultado final da safra. O monitoramento em tempo real permite que dados se tornem informações e que a tomada de decisão seja mais rápida e eficiente”, diz Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.
“Vários estudos e publicações científicas afirmam que as tecnologias digitais podem revolucionar a agricultura, aumentando a produtividade e a sustentabilidade, enquanto reduzem os impactos ambientais”, diz Efraim Albrecht, diretor de operações da Agricef. “Nesse contexto, o projeto Fazenda Conectada é muito importante, porque viabiliza a implementação prática de conceitos propostos, avaliando a sua efetividade em condições reais de operação. Além disso, aborda a integração de novas tecnologias com conhecimentos e práticas agrícolas tradicionais”, completa o executivo.