Segundo os levantamentos, o projeto prevê a construção das obras da ferrovia seriam de 22 pontes, 25 viadutos verdes para a travessia de animais selvagens
O prefeito José Carlos do Pátio recepcionou no aeroporto local, o Ministro de Infraestrutura Marcelo Sampaio, o Governador Mauro Mendes, deputados e senadores que vieram a Rondonópolis para o lançamento oficial do início das obras de construção da primeira ferrovia estadual do país, que segue a partir de Rondonópolis, vai a Cuiabá e segue por 730 quilômetros até a cidade de Lucas do Rio Verde (MT), na região médio norte do estado.
O empreendimento que será totalmente custeado pela iniciativa privada, tem um prazo de 8 anos para ser concluído (2030). A primeira etapa da obra, compreende a construção já iniciada de um viaduto ferroviário de 110 metros de extensão sobre a BR-163 no KM 8,6. Em seguida, estende mais 35 km até as margens do Rio Vermelho, onde será construída uma ponte-férrea de cerca de 1 km de extensão.
Essa parte do projeto é importante para a logística de prosseguimento das obras ao longo do trecho traçado. O projeto se constitui de dois ramais, ambos saindo de Rondonópolis. Um ramal vai até a capital Cuiabá e outro vai a Campo Verde, e chega a Lucas do Rio Verde. Ou seja, vai integrar a malha ferroviária nacional chegando ao porto de Santos (SP).
Segundo o CEO da RUMO, Beto Abreu, o empreendimento terá um custo de R$ 11,2 bilhões e quatro frentes de trabalho simultâneas. Assim vai gerar cerca de 200 mil empregos, sendo 100 mil diretos e 100 mil indiretos na cadeia de suprimentos disposta ao longo dos 27 município cortados pelo traçado da ferrovia.
Autoridades cortam a fita inaugural de lançamento das obras ferrovia estadual
Em suma, a ferrovia vai agregar valor a produção do estado que poderá exportar a preços mais competitivos nos mercados internacionais.
Pátio parabenizou a iniciativa da parceria público privada e assim disse que torce para o desenvolvimento do estado como um todo. Também falou sobre a continuação da ferrovia, com o prosseguimento da linha férrea.
“O município já está se estruturando para o prosseguimento da ferrovia, e já está se reinventando para garantir a estabilidade da sua economia nesse momento. É muito importante o prosseguimento da ferrovia para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso, para reduzir o preço das commodities. Mas nós precisamos avançar e intensificar as políticas de agregação de valores e a industrialização da cidade de Rondonópolis”, ressaltou o prefeito.
Se dizendo muito agradecido, ele chegou a citar que as duas maiores industrias de óleo de soja do país estão sediadas em Rondonópolis.
Pátio ainda falou aos presentes que a partir do ano que vem, vai criar mais um distrito industrial na cidade, pois já existem pelo menos 300 empresas interessadas em se instalar .
Fonte: PM Rondonópolis