Confira exemplos de linguagem de programação que são bastante usadas para desenvolver jogos
No desenvolvimento de jogos, novas linguagens de programação surgem a cada poucos anos, e algumas delas são relativamente complexas para iniciantes. Alguns sistemas, porém, são mais simples do que outros para quem está começando e podem se mostrar como um ótimo ponto de partida para quem quer fazer games.
Para que se possa programar jogos, porém, é necessário ter noção do que se quer aprender, e fatores como usabilidade, disponibilidade e escopo de atividade devem ser levados em consideração. Confira, a seguir, quatro linguagens de programação para quem quer desenvolver jogos.
Java
Por se tratar de uma linguagem (que tem uso para os mais diversos fins), ele pode ser útil para o desenvolvimento de jogos. A princípio, na era pré-smartphones, inclusive, uma parte considerável dos jogos para celular eram construídos em Java.
Hoje, as implementações da Java Virtual Machine (JVM) permite o uso da linguagem para jogos, embora a sua projeção seja mesmo para aplicativos do lado do servidor.
Python
Embora também seja de uso geral, Python está entre uma das melhores linguagens para o desenvolvimento de jogos. Pois por ser versátil e simples, os programadores de games têm usado bastante o sistema para seus projetos.
Python conta com diversas bibliotecas focadas em videogames, como é o caso do PyGame, que tem uma série de recursos que podem facilitar a codificação para esse fim.
Lua
Menos conhecida do que as demais, Lua é uma das linguagens com códigos mais amigáveis para iniciantes, incluindo o desenvolvimento de videogames. Alguns clássicos, como Angry Birds, foram construídos em Lua. A linguagem tem suporte para uma série de mecanismos de jogos, assim como Unreal Engine 4, Godot, CryEngine, Corona SDK e Gideros Mobile.
C#
Para quem está começando ou quer migrar para o mundo dos games, aprender C# pode ser um ótimo ponto de partida. Trata-se de uma linguagem poderosa e que funciona com várias bibliotecas, que permitem a criação de jogos desde os mais simples, ou então até os mais sofisticados. A linguagem é bem suportada por vários mecanismos de jogos populares, incluindo Unity e Unreal Engine 4.