A Live de NPC vem bombando entre influenciadores no TikTok e com um detalhe importante: a novidade é lucrativa
NPC significa um personagem não jogável em um videogame. Eles oferecem missões secundárias ou apenas te olham fixamente, enquanto repetem a mesma frase indefinidamente, por exemplo.
E esses personagens, de alguma forma, abriram caminho para uma nova tendência. Supostamente, inclusive, a criadora de conteúdo PinkyDoll, estaria faturando de US$ 4.000 a US$ 7.000 por dia com NPC.
PinkyDoll é a influencer original por trás da tendência e rapidamente se tornou um meme depois de atuar como um “NPC” no TikTok Live. Ela balançava da esquerda para a direita enquanto olhava sem rumo para a câmera e reagia aos presentes enviados pelos telespectadores. Sim, é bizarro. E mais bizarras ainda são as pessoas que pagam para que ela reaja aos presentes recebidos.
Esses presentes variam de rosas a diamantes e cada um se traduz em dinheiro no final do fluxo. Cada vez mais, as pessoas estão utilizando essa trend para gerar receita. A minha dúvida não é em relação quem faz, e sim, a quem assiste.
Inicialmente, quando ouvi assim como vi PinkyDoll agindo como um “NPC”, senti um constrangimento indireto. Mas, depois de considerar o método para obter os presentes, sinto que o constrangimento é de quem paga por isso.
Os criadores que atuam como NPCs, no entanto, reagirão apenas aos presentes enviados pelos espectadores. Fora isso, eles ficam olhando para a tela e repetindo algumas frases. Então, para provocar algum tipo de reação, os espectadores enviam presentes. Em seguida, enviam dinheiro ao “NPC” por uma frase.
É novamente o consumidor ON DEMAND atuando. Várias vezes já mencionei em outros artigos a minha teoria de que o mundo evoluiu para o modelo On Demand e todo mercado será refém desse modelo de negócio.