A expectativa é que as primeiras turmas em Lucas do Rio Verde iniciem as aulas no início de 2026
O Ministério da Educação (MEC) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) a implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde.
A confirmação ocorreu durante evento de entrega de 192 apartamentos dos programas Minha Casa Minha Vida e SER Família Habitação.
O secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini Rosa, disse que a inauguração do campus é fruto de uma articulação intensa entre o Governo Federal, a UFMT e a Prefeitura.
“Hoje é um dia especialíssimo para Lucas do Rio Verde, para a Universidade Federal do Mato Grosso e para o presidente Lula”, afirmou Barchini.
Ele destacou o empenho pessoal do presidente na expansão do ensino superior pelo país: “Ele é a pessoa que mais cobra. Ele é a pessoa que mais exige que o Ministério da Educação entregue escola, entregue educação de qualidade, entregue campus universitários no interior desse país”.
O secretário revelou que o campus de Lucas do Rio Verde não estava entre os dez inicialmente previstos na nova fase de expansão do Governo Federal, sendo incluído como o 11º.
Estudantes Pé de Meia
Barchini também fez um apelo aos jovens da cidade. “Os estudantes do ‘Pé de Meia’, que hoje somam 1.200 em Lucas do Rio Verde, devem se preparar para o Enem de 2025. A inscrição começa em maio, e os cursos do novo campus estarão disponíveis no Sisu de 2026”.
O campus começará a funcionar provisoriamente em prédio cedido pela Prefeitura, enquanto a sede definitiva será construída em um terreno também doado pelo município. A UFMT será responsável pelo corpo docente e técnico, enquanto o MEC garantirá o financiamento e as vagas para contratação de profissionais.
“Nós precisamos conclamar esses estudantes para que façam a prova do Enem. Para que eles fiquem já dentro do próximo vestibular e possam ingressar na universidade já em março”, reforçou o secretário. A expectativa é que as primeiras turmas iniciem as aulas no início de 2026.