Festival de Cannes abriga uma tradição peculiar: os longos minutos de aplausos
A época dos festivais cinematográficos é sempre animadora para os fãs da Sétima Arte. Considerado um dos maiores do cinema, o Festival de Cannes de 2023 abriu a temporada deste ano.
As exibições começaram na terça-feira, 16 de maio, e vão até o dia 27 de maio. Além de entregar um dos prêmios mais conceituados da indústria. O Palma de Ouro, Cannes atrai a atenção por outra tradição curiosa: a ovação que dura minutos.
Aplausos
- Os filmes presentes na programação do evento, que acontece na cidade francesa, normalmente são lançamentos e contam com a presença dos artistas envolvidos.
- De acordo com a tradição, após a exibição, os espectadores presentes na sessão se levantam e batem palmas para o elenco, como uma forma de mostrar a eles sua reação positiva à obra. Quanto mais longos os aplausos, mais o público gostou do que viu.
- Do lado contrário, se não gostarem, os críticos de cinema e profissionais do setor cultural que compareceram se levantam e saem da sala para mostrar seu descontentamento.
- A ovação, porém, nem sempre significa que a obra é totalmente boa: nem todos os filmes que receberam longuíssimos aplausos ganharam o Palma de Ouro ou são favoritos do público.
- Anticristo, de Lars Von Trier, por exemplo, participou da disputa pelo troféu, mas foi vaiado durante a sessão e teve muitas baixas.
- Já Pulp Ficton realmente venceu o maior prêmio da indústria cinematográfica e foi igualmente vaiado, inclusive durante o anúncio.
- Do lado contrário, o recente Elvis e O Artista, por exemplo, sequer competiam e receberam ovações de 12 e 15 minutos, respectivamente; ambos têm críticas mistas.
- Ou seja, as peculiares ovações do Festival de Cannes representam mais a animação do público durante o momento do que qualidade (ou falta dela) de uma obra.
- Em 2006, o vencedor do Palma de Ouro foi The Wind That Shakes The Barley, de Ken Loach (Foto: Universal Studios/Reprodução)
Qual o filme aplaudido por mais tempo em Cannes?
O recordista do tempo de aplausos é O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro: foram 22 minutos de palmas.
O filme não venceu o Palma de Ouro de 2006, mas até hoje a obra é um dos favoritos dos amantes da fantasia e do terror.
- Para além do Cinema de arte, Cannes também já recebeu blockbusters: a estreia de Top Gun: Maverick foi no evento francês (Foto: Reprodução)
- No festival, um dos mais conceituados da indústria do Cinema, documentários, curtas e longas-metragens exibidos na cidade litorânea de Cannes.
- Alguns deles competem pelo Palma de Ouro ou competições paralelas.
- Pulp Fiction, Taxi Driver, O Terceiro Homem e Parasita foram alguns dos que venceram o grande prêmio.
- O vencedor de 2022 foi Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund, que é o presidente do júri deste ano.
- O evento em 2023 receberá grandes lançamentos como Killers Of The Flower Moon, de Martin Scorcese; Firebrand, do brasileiro Karim Aïnouz;
- Retratos fantasmas, do diretor brasileiro e ex-membro do júri Kleber Mendonça Filho; e até o novo filme de Indiana Jones.