Você está visualizando atualmente Manter as vacinas do pet em dia pode salvar a vida do animal e do tutor
As vacinas do pet é de extrema importância para a saúde dos bichinhos e dos humanos. Conheça a necessidade e os principais imunizantes

Manter as vacinas do pet em dia pode salvar a vida do animal e do tutor

As vacinas são de extrema importância para proteger os pets e a comunidade no geral

As vacinas do pet é de extrema importância para a saúde dos bichinhos e dos humanos. Entenda a necessidade e os principais imunizantes do mundo animal. O mundo animal tem diferentes tipos de doenças contagiosas que podem afetar gravemente os pets, porém muitas delas têm como principal forma de prevenção a vacinação.

As vacinas são de extrema importância para proteger os pets e a comunidade no geral. Pois muitas das doenças contagiosas podem se espalhar rapidamente entre animais não vacinados, aumentando a exposição dos bichinhos e dos humanos.

Além de um risco para a saúde dos pets, negligenciar a vacinação dos animais de estimação representa uma ameaça para a saúde pública. Pois aumenta a possibilidade de transmissão de doenças zoonóticas, patologias transmitidas aos humanos.

Uma das principais zoonoses é a leptospirose, doença bacteriana transmitida pela urina de animais infectados, como ratos.

Onde e quando vacinar

De acordo com a veterinária Iamylle Carmo, o ideal é que a vacinação seja feita com o veterinário responsável pelo pet para garantir a qualidade e a eficácia da imunização.

Mantendo a vacinação do pet em dia, os riscos de contaminação por essas e outras doenças que atingem os animais diminuem significativamente. Especialistas ensinam que, a partir dos 45 dias de vida, o filhote pode iniciar a imunização, tendo dois reforços com intervalos de 21 a 30 dias. Após as primeiras vacinas, o reforço é de uma dose, aplicada anualmente.

A vacinação é um ato de amor e cuidado com o seu animalzinho, afinal ninguém quer vê-lo sofrendo por doenças que podem evitadas. As vacinas são a principal forma de prevenção de patologias, desde as mais leves até as mais graves. Assim como os seres humanos, os animais também podem ser afetados por uma variedade de doenças contagiosas, algumas das quais podem ser até fatais.