Marcas como WPP e Design Bridge and Partners destacam Nubank e Pix no Brand Asset Valuator de 2024
O setor financeiro é o detentor das marcas mais valiosas e, também, da marca mais forte do Brasil, de acordo com o mais recente resultado do Brand Asset Index, estudo realizado pela holding WPP e pela Design Bridge and Partners.
Tanto a definição do ranking das marcas mais valiosas quanto da lista das marcas mais fortes do Brasil é elaborado a partir do Brand Asset Valuator (BAV). Ou seja, uma metodologia proprietária do WPP, que reúne dados globais sobre equity e imagem de marcas.
Metodologia das marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil
O WPP e a Design Bridge and Partners estruturam os rankings a partir da seleção de 150 empresas brasileiras que tenham ações em Bolsa. Dessa maneira, analisam a performance das ações entre os meses de janeiro e maio deste ano.
Esses dados são cruzados com a mensuração do valor intangível da marca, calculado a partir da diferença entre o valor de mercado e o patrimônio contábil, a partir de cálculos feitos pelas TM20 Branding, com informações da ElosAyta.
Por fim, as empresas conseguem, a partir da metodologia BAV, estabelecer o valor para cada uma das empresas.
Marcas mais valiosas do Brasil
De acordo com os critérios estabelecidos pelo estudo, o Nubank ficou na primeira posição, como a marca mais valiosa do Brasil. Assim, a empresa financeira foi classificada com valor de R$ 26,226 bilhões, ficando à frente de Mercado Livre e de Itaú, que, respectivamente, ocuparam a segunda e terceira posição.
Em seguida, veja o ranking das dez marcas mais valiosas e seu respectivo Brand Asset Valuator.
1- Nubank – US$ 26,446 bilhões
2- Mercado Livre –US$ 16,037 bilhões
3- Itaú – US$ 8,163 bilhões
4- Vivo – US$ 3,432 bilhões
5- XP – US$ 2,833 bilhões
6- Brahma – US$ 2,283 bilhões
7- Localiza – US$ 2,002 bilhões
8- Ipiranga – US$ 1,573 bilhão
9- Petrobras – US$ 1,377 bilhão
10- Caixa Seguros – US$ 1,344 bilhão
As marcas mais fortes do Brasil e do mundo
O WPP e a Design Bridge and Partners também elaboraram o ranking das Marcas Mais Fortes no Brasil e no Mundo.
Essa avaliação, no entanto, foi feita a partir de uma pesquisa quantitativa, feita em território brasileiro. Isto é, com base em 18 mil entrevistas, ao longo do primeiro semestre de 2024.
Conforme a avaliação, as marcas que compõem o ranking das mais fortes têm em comum a forte presença no cotidiano dos brasileiros, ao oferecerem soluções simplificadas e úteis.
A primeira colocada reflete essa premissa: o Pix, que se tornou o meio de pagamento mais utilizado no País, foi considerado como a marca mais forte do território nacional.
Veja, abaixo, a lista das 10 marcas mais fortes do Brasil:
1- Pix
2- Boticário
3- Cacau Show
4- Brastemp
5- Tramontina
6- iFood
7- Havaianas
8- Nubank
9- Natura
10- Sebrae
Marcas globais mais fortes
A pesquisa também perguntou aos consumidores sobre as marcas globais mais fortes. Aliás, todas são do universo da tecnologia e digital. Veja:
1- WhatsApp
2- Google
3- YouTube
4- Instagram
5- Netflix
6- Shopee
7- Microsoft
8- Google Maps
9- Amazon Prime
10- ChatGPT