No momento, você está visualizando IA reduzirá equipes atuais, mas abrirá novas frentes
Em sua primeira edição em Londres, o South by Southwest teve como principal atração da quarta-feira, 4, Mark Read, CEO do WPP,

IA reduzirá equipes atuais, mas abrirá novas frentes

Mark Read, líder do WPP foi uma das atrações principais da primeira edição do evento em Londres

Em sua primeira edição em Londres, o South by Southwest teve como principal atração, Mark Read, CEO do WPP, a representante britânica entre as grandes holdings de comunicação globais. Entrevistado por Katie Prescott, do The Times, o executivo Mark Read avaliou o impacto da IA no universo das agências.

Segundo Read, o avanço da inteligência artificial vai invariavelmente transformar a maneira como as pessoas trabalham.

Questionado especificamente sobre a transformação na criatividade, o executivo respondeu mostrando um vídeo do WPP Open. Ou seja, sistema de inteligência artificial proprietário da holding.

Nele, um profissional pedia para a ferramenta gerar ideias para uma campanha no TikTok. Para uma marca de chocolates, indicar mercados relevantes e até influenciadores populares com quem apropriado trabalhar.

Read defende, no entanto, que a IA não pode ser vista simplesmente como uma ferramenta de eficiência para otimizar tempo e dinheiro. E sim, como uma forma de ser ainda mais eficaz no seu trabalho. Ou seja, atingir os objetivos certos, para além do processo de como isso feito.

O CEO do WPP também argumentou que a indústria criativa será uma das mais preparadas para as transformações trazidas pela IA. A essência do trabalho criativo e por estar desenvolvendo suas ferramentas proprietárias.

Em janeiro, por meio de um memorando aos funcionários, o WPP comunicou que todos os funcionários da holding terão que trabalhar presencialmente quatro dias por semana. A decisão teve resposta negativa por parte dos colaboradores, que criaram uma petição online com mais de 11 mil assinaturas pedindo que Read reconsiderasse a decisão.

Fim do GroupM e resultados do primeiro tri

A presença do CEO no evento acontece em um momento de transformações para a holding. No mês passado, o grupo oficializou o fim da marca GroupM e o lançamento do WPP Media, formado pelas empresas Mindshare, Wavemaker e EssenceMediacom.

A proposta da mudança é enfatizar a conexão da operação de mídia da holding com o sistema de inteligência artificial, WPP Open. Assim, Read demonstrou no festival. no WPP Open, atualmente, um investimento de £ 300 milhões anuais.

No início de junho, o WPP, assim como outras holdings, viu suas ações caírem após o Wall Street Journal informar que a Meta terá um sistema automatizado por IA para criação e segmentação de anúncios. O balanço financeiro do grupo referente ao primeiro trimestre de 2025 indicou uma queda de 7,6% na receita orgânica e 5% na receita bruta.