Mark Read, líder do WPP foi uma das atrações principais da primeira edição do evento em Londres
Em sua primeira edição em Londres, o South by Southwest teve como principal atração, Mark Read, CEO do WPP, a representante britânica entre as grandes holdings de comunicação globais. Entrevistado por Katie Prescott, do The Times, o executivo Mark Read avaliou o impacto da IA no universo das agências.
Segundo Read, o avanço da inteligência artificial vai invariavelmente transformar a maneira como as pessoas trabalham.
Questionado especificamente sobre a transformação na criatividade, o executivo respondeu mostrando um vídeo do WPP Open. Ou seja, sistema de inteligência artificial proprietário da holding.
Nele, um profissional pedia para a ferramenta gerar ideias para uma campanha no TikTok. Para uma marca de chocolates, indicar mercados relevantes e até influenciadores populares com quem apropriado trabalhar.
Read defende, no entanto, que a IA não pode ser vista simplesmente como uma ferramenta de eficiência para otimizar tempo e dinheiro. E sim, como uma forma de ser ainda mais eficaz no seu trabalho. Ou seja, atingir os objetivos certos, para além do processo de como isso feito.
O CEO do WPP também argumentou que a indústria criativa será uma das mais preparadas para as transformações trazidas pela IA. A essência do trabalho criativo e por estar desenvolvendo suas ferramentas proprietárias.
Em janeiro, por meio de um memorando aos funcionários, o WPP comunicou que todos os funcionários da holding terão que trabalhar presencialmente quatro dias por semana. A decisão teve resposta negativa por parte dos colaboradores, que criaram uma petição online com mais de 11 mil assinaturas pedindo que Read reconsiderasse a decisão.
Fim do GroupM e resultados do primeiro tri
A presença do CEO no evento acontece em um momento de transformações para a holding. No mês passado, o grupo oficializou o fim da marca GroupM e o lançamento do WPP Media, formado pelas empresas Mindshare, Wavemaker e EssenceMediacom.
A proposta da mudança é enfatizar a conexão da operação de mídia da holding com o sistema de inteligência artificial, WPP Open. Assim, Read demonstrou no festival. no WPP Open, atualmente, um investimento de £ 300 milhões anuais.
No início de junho, o WPP, assim como outras holdings, viu suas ações caírem após o Wall Street Journal informar que a Meta terá um sistema automatizado por IA para criação e segmentação de anúncios. O balanço financeiro do grupo referente ao primeiro trimestre de 2025 indicou uma queda de 7,6% na receita orgânica e 5% na receita bruta.