Sequência da pandemia deve seguir influenciando o Marketing Digital em 2022
Previsões do que será o Marketing Digital em 2022 já saem por todos os lados. Chegamos ao final de 2021, novamente um ano atípico e marcado por uma crise sanitária mundial que se iniciou em 2020. Isso impactou o mercado e o dia a dia das pessoas em diversos sentidos. O digital, que já se consolidava há alguns anos, ganhou ainda mais força e acelerou sua expansão por conta do confinamento. Assim a tendência é que continue a crescer nos próximos períodos.
A pandemia elevou os investimentos em marketing digital e mudou o comportamento dos consumidores. Como podemos perceber com os dados neste artigo, que utiliza como fontes as análises de SMO Survey, eMarketer e WSI.
Embora a maior parte das informações apuradas diga respeito aos Estados Unidos e à América do Norte, elas funcionam como guia para as mudanças que já vemos ou veremos em pouco tempo no Brasil. Entretanto, os americanos costumam ser pioneiros no segmento.
De acordo com projeções do The CMO Survey, haverá um crescimento médio de 14,7% nos investimentos de marketing digital para os próximos 12 meses. Em contrapartida, apenas 5% no Marketing offline.
Para aplicar essa verba, as empresas focam sobretudo em 4 recursos principais. Isto é, otimização do site (77,4%), mídia paga e SEO (69%), data analytics e IA (65,7%), plataformas digitais e outras tecnologias (61,6%).
Investimentos no Marketing Digital em 2022
Um estudo da eMarketer, o Chief Marketing Officer Leadership Vision 2022, determinou que 83% dos CEOs pretendem aumentar os investimentos no digital.
Está claro que os investimentos em marketing digital devem crescer para acompanhar as tendências de mercado. Porém, como direcionar essa verba em ações que gerem resultados efetivos?
De acordo com nossas análises na WSI, o conteúdo continuará tendo um papel importantíssimo em 2022. No entanto, determinados formatos terão maior popularidade. Os vídeos curtos, em novas plataformas como TikTok tornaram-se mais atrativos em 2021.
Outro método que se consolida é o conteúdo ao vivo nas redes sociais. Ele se tornou popular em vários nichos de mercado, com plataformas como Twitter Spaces.