A cantora mato-grossense Vanessa da Mata também afirma que ferramenta ainda pode impactar no direito autoral das canções
O Roda Viva desta segunda-feira (6) recebeu a cantora, compositora e escritora mato-grossense Vanessa da Mata. Após completar 20 anos de carreira, a cantora, compositora e escritora Vanessa da Mata inicia 2025 nos palcos de São Paulo.
Ela é a protagonista do musical “Clara Nunes – A Tal Guerreira”, que estará em cartaz a partir do dia 10 de janeiro. No programa, a princípio, a artista fala sobre o impacto da inteligência artificial na composição de novas músicas.“Eu já tentei fazer uma música minha com IA e foi muito ruim.
Hoje em dia, eu não me preocupo com isso. Os mais comerciais têm [uma preocupação], porque existe uma fórmula e essa fórmula é estendida ao IA, e quanto mais fórmula, mais fácil vai ser de imitar e trazer”, afirma.
Além disso, a cantora respondeu sobre como a inteligência artificial pode impactar no direito autoral das canções.
“É um assunto que preocupa muito e preocupa de uma maneira geral. A nova geração não pede autorização para cantar uma música sua, ela não entende que aquilo é seu”, ressalta.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva tem exibição pela TV Cultura, site da emissora, app Cultura Play, YouTube, X, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Fonte: tvcultura