O resultado da safra representa um marco na agricultura brasileira e destaca a importância de Mato Grosso no cenário nacional
O estado de Mato Grosso segue firme como principal potência agrícola do Brasil, consolidando-se mais uma vez como líder isolado na produção nacional de grãos. De acordo com o décimo levantamento da safra 2024/2025 divulgado pela Conab , o estado deverá colher mais de 107 milhões de toneladas, um crescimento expressivo de 15,5% em relação à safra anterior, quando produzidas cerca de 93 milhões de toneladas.
O resultado representa um marco na agricultura brasileira e destaca a importância de Mato Grosso no cenário nacional, com uma diferença significativa em relação ao segundo colocado, o Paraná, cuja produção estimada é de aproximadamente 45 milhões de toneladas — ou seja, 62 milhões de toneladas a menos que o líder do ranking.
O crescimento reflete o aumento tanto da área plantada, quanto da produtividade das lavouras. Ou seja, um impulsionamento pelas condições climáticas favoráveis ao longo do ciclo agrícola.
Destaques por cultura
Entre as principais culturas do estado, o milho ocupa posição de destaque, com produção estimada em 51,8 milhões de toneladas, um aumento de 6,2% em relação à safra anterior. O desempenho trouxe um crescimento de 2,1% na área plantada e de 4% na produtividade.
A soja, outra cultura de grande importância para a economia agrícola de Mato Grosso, também registrou forte avanço. A produção prevista é de 50,6 milhões de toneladas, um salto de 28,6% na comparação com a safra passada. O aumento decorre de uma expansão de 2,9% na área cultivada e de um significativo ganho de 24,9% em produtividade.
Já o algodão, somando a produção de pluma e caroço, deve alcançar mais de 6,5 milhões de toneladas, representando uma alta de 3,5%. A área plantada teve acréscimo de 3,3%, enquanto a produtividade subiu 0,2%.
Safra 24/25 se aproxima do encerramento
Este é o décimo de doze levantamentos realizados pela Conab até a finalização oficial da safra 2024/2025. Os resultados já consolidados apontam para um ciclo agrícola altamente produtivo, sustentado por condições climáticas benéficas e avanços nas técnicas de cultivo.
Com desempenho superior à média nacional, Mato Grosso reforça seu papel estratégico no agronegócio brasileiro. Contribuindo significativamente para o abastecimento interno e para a balança comercial do país.