Servidora da Sedec participou de duas agendas internacionais para promoção e parcerias com empresas e governos
A Sedec representou o Governo de Mato Grosso em dois eventos, um na China e outro na Índia, nesta semana, para apresentar as potencialidades mato-grossenses e promover parcerias comerciais com estes dois países.
A servidora da Sedec e assessora internacional do Estado, Ariana Guedes de Oliveira, esteve no Fórum Internacional sobre o Desenvolvimento de Zonas de Livre Comércio 2024. Evento aconteceu entre 17 e 19 de dezembro em Sanya, província de Hainan, na China, e também na Conferência e Expo Mundial de Grãos 2024, em Nova Déli, na Índia.
O evento na China reuniu cerca de 400 participantes, incluindo autoridades governamentais, especialistas, bem como representantes de empresas nacionais e internacionais. Assim, discutiram a inovação em Zonas de Livre Comércio e oportunidades de cooperação econômica global.
Residente na China, Ariana Guedes participou como palestrante no painel “Criando um sistema de cooperação aberto para benefícios mútuos. E, portanto, desenvolvimento em que todos saem ganhando”. Também destacou as potencialidades de Mato Grosso, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e as parcerias estratégicas com a China.
O evento é uma realização do Comitê Provincial de Hainan do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional. Isso em conjunto com o Centro de Desenvolvimento e CCPIT, a Federação Mundial de Zonas Francas e a Escola de Administração Guanghua da Universidade de Pequim.
Conferência na Índia
Durante discurso na Conferência e Expo Mundial de Grãos 2024, Ariana deu alguns destaques. Isso quando o governador Mauro Mendes liderou a primeira missão oficial de Mato Grosso com empresários e indústrias do Estado para a Índia.
Aliás, a Índia pode se tornar um grande parceiro comercial do Estado com a exportação de commodities. Como soja, milho e gergelim, além da importação de insumos e tecnologias pelos brasileiros. Ariana acompanhou uma comitiva da Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) no evento.