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Certificação sanitária é vista como um trunfo para o Brasil mesmo em cenário de tensões comerciais com tarifaço

Mato Grosso conquista mercado e deve favorecer o Brasil diante do tarifaço

Certificação sanitária vista como um trunfo para o Brasil continua ampliando sua presença no comércio internacional

O tema ganhou relevância após a assinatura do decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que oficializou tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. Entre eles, a carne. Diante disso, a certificação sanitária de Mato Grosso é vista como um trunfo para o Brasil continuar ampliando sua presença no mercado internacional. Mesmo em um cenário de tensões comerciais com importantes parceiros.
“O Brasil tem a possibilidade de exportar carne para o Japão porque hoje o país é declarado livre de febre aftosa sem vacinação e Mato Grosso precursor nesse processo”. A afirmação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

 

Durante a 92ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizada no fim de maio em Paris (França), Mato Grosso recebeu oficialmente a certificação internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação, o mais alto status sanitário concedido na cadeia produtiva de bovinos, bubalinos e suínos.

“Nos últimos seis anos, investiram mais de 100 milhões de reais na atividade, recursos tanto do setor público, quanto da iniciativa privada, para que alcançássemos esse status. Foram concursos no Indea, informatização, treinamento e capacitação. Tudo isso é muito importante para que a gente continue buscando novos mercados”, destacou César.

Diante dos desafios impostos pelo cenário internacional, o secretário César Miranda destacou que Mato Grosso tem feito a sua parte ao investir de forma contínua na promoção comercial, bem como na atração de novos investimentos.

Abertura de mercados

De acordo com ele, o fortalecimento da imagem do Estado no exterior tornou-se fundamental. Dessa forma, visa ampliar mercados e reduzir a dependência de parceiros específicos.

“Estamos investindo em promoção comercial há seis anos. Participamos de várias feiras e atuamos junto a segmentos econômicos organizados. Agora, iniciamos a implementação da nossa agência de promoção comercial e atração de investimentos. A Invest MT tem um perfil diferenciado, é um serviço social autônomo, gerido pela iniciativa privada. O governo participa, mas tem minoria no conselho. As decisões foram tomadas pelo setor produtivo”, concluiu.