No momento, você está visualizando Regiões de Mato Grosso estão entre os principais destinos naturais do Brasil
Barra do Garças, Nobres e o Pantanal em Mato Grosso, estão entre os 15 principais destinos naturais para conhecer em 2026 no Brasil

Regiões de Mato Grosso estão entre os principais destinos naturais do Brasil

A visibilidade cada vez maior conquistada pelo turismo mato-grossense evidencia um esforço contínuo para a valorização do setor no Estado

Barra do Garças, Nobres e o Pantanal em Mato Grosso, estão entre os 15 principais destinos naturais para conhecer em 2026 no Brasil. A lista, elaborada pela plataforma PlanetaExo, reúne locais reconhecidos pela riqueza natural, diversidade de biomas e pela oferta de experiências voltadas ao turismo sustentável.

Barra do Garças figura entre os primeiros colocados do ranking, ocupando a 3ª posição nacional. O destino se destaca pelas cachoeiras, trilhas, rios e formações rochosas, que atraem visitantes em busca de turismo de aventura e contato direto com a natureza. Além disso, outro grande potencial de barra está ligado ao misticismo e ao turismo ufológico, com ênfase no aeroporto para discos voadores localizado na Serra do Roncador.

O Pantanal, um dos biomas mais biodiversos do planeta, é reconhecido pelas experiências de observação da vida silvestre, pelos safáris fotográficos. Bem como por iniciativas voltadas à preservação ambiental. Enquanto que Nobres integra a lista com destaque para as águas cristalinas e atividades como flutuação e mergulho. Pontos que atraem turistas de diferentes regiões do país.

Outros regiões no Brasil

A lista inclui importantes destinos naturais do país, como os Lençóis Maranhenses, no Maranhão; a Amazônia, nos estados do Amazonas e Pará. Chapada Diamantina, na Bahia; Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul; o Jalapão e as Serras Gerais, no Tocantins. Assim também, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás; Vale do Catimbau, em Pernambuco, a Serra da Capivara, no Piauí; o Cerrado da região da Trijunção, que abrange Goiás, Minas Gerais e Bahia. E por fim, Ibitipoca, em Minas Gerais; Abrolhos, na Bahia; e Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Para a secretária adjunta de Turismo da Sedec-MT, Maria Letícia Arruda, a visibilidade cada vez maior conquistada pelo turismo mato-grossense evidencia um esforço contínuo para a valorização do setor no Estado.

“O destaque de Mato Grosso é resultado direto de um trabalho planejado e contínuo do Governo do Estado. Por meio da Sedec, fortalece o turismo como vetor de desenvolvimento. Temos investido na melhoria da infraestrutura turística, na qualificação dos destinos, no apoio técnico aos municípios. Bem como, na promoção dos nossos atrativos no cenário nacional e internacional, sempre com foco na sustentabilidade e na valorização dos nossos biomas”.