Nadador britânico, Matthew Richards, medalha de ouro na prova de modalidade livre por equipes nos 200 metros, treinava em piscina de lona em sua casa
O nadador britânico Matthew Richards ganhou medalha de ouro na prova de modalidade livre por equipes nos 200 metros. Quase quebrando o recorde mundial. Por isso, não é difícil imaginar a emoção dos seus pais quando recebeu a medalha (28/7).
Não faz nem 18 meses que, preocupado com seu treinamento para a Olimpíada de Tóquio, em plena quarentena por causa do coronavírus, o nadador britânico decidiu comprar uma piscina de lona para treinar no quintal de casa.
Ele e seu companheiro de equipe Calum Jarvis se tornaram os primeiros galeses a vencer uma competição olímpica desde 1912. “Estamos muito felizes por ele, pela equipe… É um momento surreal”, disse Amanda, mãe de Richards.
Ele contou que sofreu muito assistindo a prova e que foi um alívio quando tudo terminou. “Eu já tive quartas-feiras piores”, brincou Simon, pai do nadador.
Momento realmente difícil
Incrivelmente, foi a estreia olímpica de Richards quando o jovem de 18 anos nadou o terceiro da Grã-Bretanha na equipe vitoriosa de revezamento de 200 metros livre ao lado de Duncan Scott, James Guy e o bicampeão olímpico Tom Dean.
Isso significa que o adolescente galês e Jarvis – que nadou nas baterias – são os primeiros atletas galeses a ganhar o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, além de serem os primeiros campeões olímpicos galeses de natação desde Irene Steer, 109 anos atrás.
Richards disse que os confinamentos da Covid foram um “momento realmente difícil” para seu filho, pois o fechamento da piscina significava que ele não podia treinar. As piscinas foram fechadas durante os bloqueios da Covid, tornando o treinamento um desafio.
Matthew Richards utilizava cordas elásticas
Depois de ver um nadador holandês em águas abertas treinando online em uma piscina subterrânea, eles decidiram comprar uma para seu filho e colocar uma medindo três metros de largura, cinco metros de comprimento e um metro de profundidade em seu quintal.
“Colocamos algumas cordas elásticas na parede da garagem e ele ficava nadando hora após hora em sua roupa de neoprene, tentando sentir a água”, explicou o Sr. Richards. “Isso o ajudou mentalmente”, acrescentou a Sra. Richards.
Ft: bbc