Este é o terceiro ano consecutivo em que o Parlamento mato-grossense alcança a mais alta classificação do programa
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Aliás, este é o terceiro ano consecutivo em que o Parlamento mato-grossense alcança a mais alta classificação do programa. Dessa maneira, reafirma seu compromisso com a transparência, a governança e o acesso à informação.
“Trabalhamos juntos em ações relevantes, ouvindo a sociedade e construindo soluções para Mato Grosso. Somos uma Casa presente em 142 municípios, escutando as demandas, realizando audiências públicas, debates, proposições e administrando bem os recursos”, afirmou Max Russi.
O presidente destacou ainda que o reconhecimento reforça a responsabilidade da gestão com os recursos públicos. “Ser premiada pela forma como conduz seu orçamento demonstra que a Assembleia tem trabalhado com transparência, organização e zelo. Esse resultado também é mérito dos servidores, que se dedicam para oferecer informação rápida e qualificada, seja à imprensa, aos órgãos de controle ou a qualquer cidadão”, completou.
Transparência como instrumento para combater desigualdades
Max Russi também ressaltou a importância de valorizar boas práticas na administração pública. “O Tribunal de Contas tem punido maus gestores, como deve ser, mas também reconhece quem trabalha de forma correta. Premiar boas gestões estimula o aprimoramento e dá visibilidade às instituições que tratam o dinheiro público com honestidade e responsabilidade”, destacou.
De acordo com Max Russi a Secretaria de Controle Interno da ALMT promoveu uma série de melhorias que atenderam satisfatoriamente às exigências da Atricon.
O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, ressaltou a relevância da transparência como instrumento para combater desigualdades e aprimorar a gestão pública.
“Transparência precisa ser reconhecida, premiada e exigida. É ela que garante a aplicação dos recursos públicos corretamente e atendam às necessidades da população. Quando gestores são estimulados a aprimorar seus portais e práticas, todos ganham, especialmente o cidadão”, afirmou.



