Russi disse que leis aprovadas contra violência doméstica precisam sair do papel em Mato Grosso
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), afirmou nesta quarta-feira (10) que a Casa irá cobrar do Governo do Estado a efetividade de aproximadamente 60 leis relacionadas ao combate à violência doméstica que permanecem sem regulamentação.
“São leis aprovadas que precisam ser colocadas em prática, que com certeza ajudariam no enfrentamento contra o feminicídio em Mato Grosso”, disse Russi.
De acordo com o parlamentar, a maioria das normas é antiga e ainda não se efetivou. Entre elas está uma de sua autoria, que prevê que o agressor indenize o Estado pelos custos hospitalares e outros danos causados à sociedade.
“Ele bate numa mulher, manda para o hospital, tem um gasto. Portanto, é justo que ele pague por esse gasto. Hoje quem acaba pagando é toda a sociedade”, afirmou.
Russi também não descartou a implementação da parte dessas leis de forma ainda mais rápida. Em outras palavras, vai depender da disposição do Governo em regulamentar os textos já sancionados.