No momento, você está visualizando Max Russi apoia fim da reeleição e ampliação de mandatos
O deputado destacou o impacto econômico da proposta da fim da reeleição, apontando que eleições mais espaçadas podem gerar economia

Max Russi apoia fim da reeleição e ampliação de mandatos

O deputado destacou o impacto econômico da proposta da fim da reeleição, apontando que eleições mais espaçadas geram economia para os cofres públicos

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), manifestou apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC) que extingue a reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos. A proposta também prevê a ampliação do tempo de mandato: cinco anos para os chefes do Executivo e 10 anos para senadores.

Para Russi, o fim da reeleição e a mudança no calendário eleitoral representam uma medida positiva para o país. “Eu sou favorável, acho que eleição de dois em dois anos é ruim para o Brasil. Nós estamos em um ano de não eleição e praticamente em todas as eleições nós falamos de eleições. Então, se a gente tiver eleição a cada cinco anos, eu acho que é produtivo”, defendeu o parlamentar.

O deputado também destacou o impacto econômico da proposta, apontando que eleições mais espaçadas podem gerar economia para os cofres públicos. “Se conseguirmos fazer o calendário de ter eleições únicas de cinco em cinco anos, vai ser economia na realização da eleição e vai ser fluidez para os trâmites e investimentos e ações que os governos podem fazer”, argumentou Russi.

Atualmente, a PEC está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde passará pela primeira etapa de discussão. Caso aprovada na CCJ, a proposta seguirá para votação no plenário do Senado e, posteriormente, na Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor, a emenda deve ser a provada em dois turnos por três quintos dos deputados e senadores.