O deputado Max Russi destacou na ALMT o fato de que a mineração representa um importante agregador à economia de MT, assim como o agro
O deputado Max Russi, destacou na ALMT a importância e o potencial produtivo da mineração no território estadual durante a abertura da 2ª Expominério, maior evento de mineração no Centro-Oeste.
A Expominério é um fórum que conta com o apoio institucional da Câmara Setorial Temática da Mineração. Instituída pelo Parlamento estadual, visa debater além do potencial econômico da mineração, a desmistificação das percepções negativas e destacar práticas sustentáveis do setor.
O parlamentar destacou ainda o fato de que a mineração já representa um importante agregador a economia do estado, assim como o agro. Em 2023, Mato Grosso atingiu R$ 6,9 milhões em produção mineral. Esse resultado também pode ser uma solução econômica para municípios com poucas oportunidades de desenvolvimento.
A advogada e uma das organizadoras do evento, Pâmela Alegria, destacou que “a mineração faz parte da identidade de Mato Grosso, que nasceu da busca pelo minério. Assim, preserva essa tradição, mas com conceitos modernos alinhados às boas práticas e os esforços para profissionalização e regulamentação”, afirmou.
Autoridades participam do evento
O senador Wellington Fagundes (PL) destacou na ALMT, a relevância da Expominério para discutir os desafios e políticas para o desenvolvimento do setor.
Fábio Garcia, destacou o desafio de desenvolver o setor para gerar emprego e desenvolvimento econômico, mas sempre respeitando o meio ambiente. “Uma das grandes preocupações da sociedade é quanto à possibilidade de extrair recursos minerais sem colocar em risco o meio ambiente e a saúde da população e a resposta é sim”, defendeu.
Garcia enfatizou que, embora a regulamentação da atividade mineral seja uma competência nacional, o governo estadual tem criado mecanismos de fiscalização e organização para melhorar a gestão e a arrecadação desse setor.
Para o deputado Júlio Campos (União) é importante que o Estado também invista e incentive a criação de uma industrialização do setor. “O ouro, os diamantes extraídos aqui no estado, tudo vai para fora e agrega valor em indústrias fora do estado. Nada industrializado aqui. Eu apresentei um projeto que já está sendo discutido na Assembleia para que parte dos recursos arrecadados seja destinada à capacitação de jovens para se tornarem joalheiros”.