Segundo o parlamentar, dedicarão os meses de janeiro e fevereiro serão à estruturação do Podemos
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), afirmou que está concentrando esforços na organização do novo partido político que deve integrar, preparando-o com antecedência para a janela partidária de março de 2026.
Segundo o parlamentar, os meses de janeiro e fevereiro serão dedicados à estruturação do Podemos. Legenda pela qual pretende se filiar assim que abrir o período especial que permite a troca de sigla sem risco de perder o mandato eletivo.
A chamada janela partidária é um período de 30 dias, previsto pela legislação eleitoral. Ou seja, onde detentores de mandatos proporcionais podem mudar de partido com segurança jurídica.
Russi destacou que a prioridade agora é garantir que o Podemos esteja organizado e competitivo antes da oficialização da filiação em março. Desse modo, envolve articulação interna, definição de diretrizes e alianças estratégicas para as eleições gerais de outubro de 2026.
O deputado também ressaltou a importância do diálogo político com lideranças e outros partidos para consolidar um projeto que, segundo ele, reflita a expectativa do eleitorado de centro e direita, em contraste com o alinhamento nacional do PSB ao governo federal.
Além disso, a influência política de Russi torna-se um fator central para atrair aliados e fortalecer a nova sigla. Inclusive com parlamentares que podem acompanhá-lo na migração partidária.


