No momento, você está visualizando Russi diz que solução de Santa Casa pode vir do governo
Durante entrevista à imprensa Russi destacou que há um consenso entre os 24 deputados da Casa contra o fechamento da Santa Casa

Russi diz que solução de Santa Casa pode vir do governo

Max Russi destacou que há um consenso entre os 24 deputados da Casa contra o fechamento da Santa Casa

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), reafirmou o compromisso do Parlamento estadual em manter a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá em funcionamento. Durante entrevista à imprensa ele destacou que há um consenso entre os 24 deputados da Casa contra o fechamento da unidade hospitalar.

“Foi uma audiência importantíssima. Todos os deputados concordam que a Santa Casa não pode fechar. Precisamos encontrar uma solução, seja por meio do município ou do Estado. A urgência é clara, e o compromisso é coletivo”, declarou Max Russi, referindo-se à audiência pública. Assim, reuniu parlamentares, representantes do Executivo e da sociedade civil.

A preocupação dos deputados surge diante da decisão do Governo do Estado de transferir os serviços da Santa Casa para o novo Hospital Central, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2025.

O plano inclui a criação de uma comissão encarregada de organizar a transferência dos atendimentos, pessoal, equipamentos e contratos da unidade atual para a nova estrutura.

Preocupação entre os parlamentares e a população

Com mais de 200 anos de história, a Santa Casa é o hospital mais antigo em funcionamento no Centro-Oeste e, atualmente, está sob gestão estadual. Somente em 2024, realizou mais de 7 mil cirurgias e cerca de 94,7 mil atendimentos. A possível desativação da unidade gera preocupação entre os parlamentares e a população, que teme prejuízos no acesso à saúde pública.

Durante a audiência, o deputado Carlos Avallone (PSDB), defendeu a continuidade da Santa Casa. “Ela presta um serviço essencial para a população. O fechamento não pode ser visto apenas como uma decisão do governador, mas como uma questão que afeta toda a sociedade”, afirmou.

Enquanto que o deputado Lúdio Cabral (PT), propôs a municipalização da unidade, sugerindo que a Santa Casa se torne um hospital de referência em áreas como assistência materno-infantil, pediatria, gestação de alto risco, nefrologia pediátrica e oncologia pediátrica.