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O MEC abre inscrições para 1,25 milhão de vagas para curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva - Foto: Patrícia Almeida/AcervoPessoal/AgênciaBrasil

MEC abre 1,25 milhão de vagas em curso de educação inclusiva

Inscrições para primeiras 250 mil vagas do MEC começam na segunda-feira (21)

O MEC abriu 1,25 milhão de vagas para curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva para formação de professores. Nesta segunda-feira (21), os docentes interessados poderão fazer a inscrição para as primeiras 250 mil vagas, diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior que já aderiram ao curso. A lista das entidades estão disponíveis pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação que faz parte do MEC.

O curso online é voltado a educadores que atuam em sala de aula de educação básica, que engloba a educação infantil. Bem como o ensino fundamental de nove anos e o ensino médio para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.

Ao fim do curso, o objetivo é que os educadores desenvolvam trabalhos pedagógicos para a melhoria da educação especial na perspectiva inclusiva para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento assim como altas habilidades/superdotação.

O Censo Escolar 2023 aponta que 1,5 milhão de alunos da educação especial estavam matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública.

Formação

Aliás, o início das aulas do curso de educação inclusiva está previsto para março de 2025 e a formação terá carga horária total de 120 horas.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC), será responsável pelo curso. Além disso, conta com as parcerias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Após a inscrição no site de uma das 50 instituições de ensino superior participantes, o curso será ofertado na modalidade à distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A plataforma de ensino virtual tem o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos no país.

A formação elaborada por especialistas será composta por quatro módulos:

  • direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
  • desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
  • currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
  • práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.

De acordo com o MEC, cada módulo terá leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias usadas.

As avaliações dos participantes do curso observarão o desempenho na elaboração de textos, recursos e projetos.

Fonte: agênciabrasil