Você está visualizando atualmente MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita
O MEC divulgou nota nesta quarta-feira (24),enfatizando que as inscrições para o Prouni são gratuitas em virtude de golpes

MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

Site falso do Prouni retirado do ar cobrava taxa ilegal de inscritos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota nesta quarta-feira (24), enfatizando que as inscrições para o Prouni são gratuitas em virtude de golpes, e que o canal oficial e exclusivo para inscrição online para o segundo semestre de 2024 é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Desde 2004, o programa do governo federal oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.

As afirmações do MEC ocorreram após um site falso para inscrições no processo seletivo retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página falsa tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro. Porém, o endereço da rede mundial de computadores, conhecido como URL, era diferente.

Golpe

Antes de derrubado, o site falso solicitava a inserção de dados do candidato para então direcioná-lo a uma mensagem falsa que dizia ser necessário o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 para finalizar o cadastro no programa.

A mensagem do golpe ainda ameaçava o inscrito de ser desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e de todas as futuras edições, caso não pagasse o valor.

No entanto, a cobrança de qualquer valor para inscrição no Prouni é indevida e ilegal.

Inscrições oficiais

O MEC abriu as inscrições nesta terça-feira (23), entretanto, os candidatos podem se inscrever até sexta-feira (26). Somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nessa segunda edição de 2024, o Ministério da Educação (MEC) oferece 243.850 bolsas. Sendo assim 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%), distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa.

Para se inscrever, o candidato precisa ter acesso ao portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com login de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

  • No momento da inscrição, preciso informar:
  • endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;
  • selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e
  • modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato.

Os interessados em fazer as inscrições podem fazer a consulta detalhada das bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta também no mesmo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Fonte: Agência Brasil