No momento, você está visualizando Sinais de que é preciso melhorar a sua inteligência emocional
A empatia que você demonstra é um dos sinais de como a sua inteligência emocional está

Sinais de que é preciso melhorar a sua inteligência emocional

Trabalhar a inteligência emocional pode abrir portas na convivência social e cotidiano

A inteligência emocional é um conceito da Psicologia que descreve a capacidade humana de reconhecer e avaliar os sentimentos pessoais, mas também o de outras pessoas. Neste sentido, se estende à habilidade de lidar com essas emoções dentro de desafios, crises e situações cotidianas que envolvem os relacionamentos.

De acordo com a psicóloga hospitalar Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira, a inteligência emocional é um campo de investigação que trabalha na ampliação da concepção do que é inteligência, o que inclui aspectos referentes ao mundo das emoções.

Sendo assim, consiste em uma habilidade fundamental para profissionais e concurseiros que estão buscando uma boa colocação no mercado de trabalho, mas também desejam aperfeiçoar os relacionamentos. No entanto, existem alguns sinais que demonstram uma necessidade maior em desenvolver a inteligência emocional, confira-as a seguir:

Você desiste ao esbarrar no primeiro conflito

As pessoas emocionalmente inteligentes são resilientes e persistem nos objetivos, pois entendem que o processo é tão importante quanto o resultado final. Portanto, mesmo que falhem diante de exames e provas, são capazes de se reerguer e retomar o plano de estudo para alcançar novos níveis.

Você dificulta o trabalho em equipe

Entre a empatia e a resiliência, as pessoas com inteligência emocional desenvolvida conseguem agir bem em situações sociais. Pois são altamente adaptáveis e flexíveis, de modo que consigam entregar aos grupos que estão envolvidos exatamente aquilo que elas precisam.

Você não usa a empatia para resolver os problemas

Por definição, a empatia consiste na habilidade emocional de se colocar no lugar do outro diante de uma situação de conflito ou crise. Principalmente através de uma comunicação sensível. No caso das pessoas emocionalmente inteligentes, o grande domínio e conhecimento sobre os próprios sentimentos permite com que elas compreendam as emoções dos outros.