O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o Estado vai fechar a compra dos ônibus do BRT quando as obras do modal estiverem próximas da conclusão
O projeto de acordo com Mauro Mendes, contará com ônibus elétricos, 46 estações e três terminais, sendo um em Várzea Grande e outros dois em Cuiabá.
“Nós teremos as obras mais evoluídas, o prazo estimado pelos fornecedores é de seis a oito meses. Quando a gente enxergar no horizonte o final das obras daremos início ao processo”, afirmou ele à imprensa.
Segundo Mendes, a intenção é não repetir “erros do passado”, ao comprar os veículos antes que a obra seja concluída. Ou seja, como ocorreu com o VLT (Veículo Leve sob Trilhos).
Na época das obras da Copa do Mundo, em 2014, adquiriram os vagões do VLT por cerca de R$ 500 milhões. No entanto, como a obra nunca chegou ao fim, os trens ficaram abandonados.
Recentemente, o Governo do Estado fechou a venda dos 40 vagões para o Governo da Bahia por R$ 793 milhões. Nos próximos dias deve ocorrer a assinatura do contrato.
Nota
Em nota encaminhada à imprensa, o Governo informou que “a fase atual é de construção do sistema viário do BRT. Assim determina o edital de licitação e o contrato firmado com o consórcio responsável pelas obras”. No entanto, com relação à operação do sistema BRT, “a licitação ainda será realizada”.
O pré-candidato a prefeito Abilio Brunini (PL), comentou esta semana que o BRT seria entregue às empresas concessionárias que atuam nas duas cidades sem licitação. Baseado apenas no estudo realizado para embasar a decisão do governo na escolha do modal.
Porém, segundo o Governo, o documento apenas fazia uma sugestão dizendo que o sistema poderia ser entregue às empresas atuais, mas também deixando claro que isso passaria pelos órgãos de controle. Portanto, não tendo nada definido.