çãoAlém do curso outra importante atividade no mês da mulher é a Semana Escolar de Combate à Violência Contra Mulher
A programação da Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, para o mês da mulher, começa nesta quarta-feira (1), com curso uma extensa lista de eventos, atividades e programas.
Entre as principais ações está o Programa Qualifica Mulher, que irá ofertar 300 vagas para o curso de hotelaria. A parceria será feita com a Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT).
“A ABIH trouxe até nós essa carência no setor hoteleiro e nós vamos buscar essas mulheres para fazer estas inscrições. Existem vagas de emprego e o que falta é a qualificação específica, portanto, essas vagas já terão o emprego encaminhado”, explicou a secreária da Mulher, Cely Almeida.
Serão 40 horas de aulas, sendo 20 horas da parte teórica ministradas nas dependências da secretaria da Mulher. Já a outra metade será de conteúdos práticos ensinados diretamente na estrutura hoteleira.
Outra importante atividade é a Semana Escolar de Combate à Violência Contra Mulher, projeto que leva às escolas municipais palestras de conscientização contra a violência doméstica e familiar.
A ação é instituída pela Lei 14.164/21, de autoria do deputado federal Emanuelzinho. Dessa modo, inseriu como parte do conteúdo curricular anual, de escolas públicas e privadas, o tema violência contra mulher.
“É fundamental trabalharmos a educação das nossas crianças, já na escola, todas essas questões que estão ligadas a igualdade de gênero. Assim como a quebra do machismo e a não violência doméstica familiar. O Poder Público tem essa responsabilidade para construirmos uma sociedade mais consciente e, portanto, com menos violência doméstica”, salientou a primeira-dama Márcia Pinheiro.
O mês da mulher
A celebração do Dia Internacional da Mulher (8), acontece de alguma forma desde 1911. Mas a data oficialmente é comemorada pelas Nações Unidas em 1975, dois anos depois de ser reconhecida de forma oficial pela ONU.