Nova era das reuniões virtuais pode ser dentro do Metaverso
O Metaverso promete revolucionar muito do que conhecemos na próxima década. E Bill Gates acredita que isso também valerá para processos de trabalho. Reuniões que já são feitas virtualmente por meio de programas como o Google Meets, por exemplo, passariam a ocorrer dentro dessa nova realidade virtual.
O empresário da Microsoft comentou sobre essa possibilidades em seu blog pessoal, chamado de Gates Notes.
Embora ferramentas como o Teams e o Zoom tenham cumprido seu papel com efetividade nos últimos meses, elas não seriam suficientes para se sustentar nos próximos “dois ou três anos”. “A maioria das reuniões virtuais será movida da câmera 2D em grades de imagem. Algo que eu chamo de modelo Hollywood Squares. Um espaço 3D com avatares digitais”, analisa Gates.
De acordo com o bilionário, as pessoas poderão usar avatares para se reunir em espaço virtual que simule a sensação estar em uma sala real.
Gates diz também que para a possibilidade acontecer, será necessário o uso de óculos de realidade virtual. Além disso, luvas para capturar movimentos, para que se tenha a precisão na expressão, linguagem corporal e voz.
Contudo, o cofundador da Microsoft, afirma que a aceitação de tamanhas tecnologias para a melhor experiência no metaverso pode ser fator para tardar a consolidação do modelo de realidade virtual. Gates divulgou que a empresa planeja lançar uma versão provisória do metaverso em 2022.
Metaverso vai impactar mercado de trabalho
As reuniões não devem ser as únicas mudanças que o Metaverso será capaz de influenciar na vida profissional das pessoas. O mercado de trabalho em si, deverá ficar bastante mexido, já que a chegada dessa realidade virtual abre novas possibilidades de onde atuar, criando novas profissões.
Como se trata de uma área que está sendo descoberta e em expansão, ainda não se sabe ao certo quais são todas as novas atividades que irão surgir.