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MICBR 2021 vai estimular a volta dos negócios, das trocas e da promoção comercial dessas atividades artísticas aqui no Brasil e no exterior

MICBR 2021 acontece pela segunda vez no Brasil e no formato virtual

MICBR 2021 quer divulgar os empreendedores brasileiros e pessoas da economia criativa e assim promover o intercâmbio entre o Brasil e os demais países ibero-americanos

Empresas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países estarão reunidos no megaevento de negócios batizado de Mercado das Indústrias Criativas do Brasil – MICBR. O evento acontece pela segunda vez no país, mas em formato virtual este ano. A abertura será no próximo dia 17.

O MICBR foi criado a partir de uma iniciativa conjunta da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, assim como da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

O evento se estenderá assim até o dia 19 deste mês. Aliás, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site.

De acordo com o secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, Aldo Valentim, o foco do MICBR 2021 é divulgar os empreendedores brasileiros. Assim também as pessoas ligadas à economia criativa e promover o intercâmbio entre o Brasil com os demais países ibero-americanos.

Foram selecionados para participar das rodadas de negócios 115 empreendedores nacionais, que terão contato com programadores, curadores e compradores internacionais. “Essa é a parte do evento focada na internacionalização”, destacou o secretário.

Além disso, o MICBR oferecerá uma série de atividades de formação, como palestras, oficinas, minicursos, destinados ao público em geral. E, principalmente, às pessoas ligadas ao setor cultural, com a temática de empreendedorismo, internacionalização e financiamento à cultura. Ainda assim, contará com a presença de grandes especialistas.

A edição anterior, presencial, ocorreu em 2018, em São Paulo. “Agora, em função da pandemia da covid-19, a gente está fazendo uma edição virtual, em parceria com a OEI, que envolve 22 países da Ibero-América”, disse Valentim.

O MICBR 2021 vai reunir também 30 palestrantes e envolver representantes de nove segmentos culturais. Isto é: audiovisual e animação; design; moda; editorial; jogos eletrônicos; música; museus e patrimônio; artesanato e artes cênicas.

Aquecimento

O MICBR 2021 objetiva a divulgação e a promoção da cultura e das artes do Brasil no exterior. Dessa forma, contribuirá com a geração de negócios, a criação de espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitchings), além disso, as atividades de capacitação para empreendedores, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria. “As atividades são todas gratuitas”, informou Aldo Valentim.

Segundo o secretário, o evento marca o retorno do setor pós-pandemia. “Porque, agora, a gente precisa trabalhar no aquecimento desse mercado, para sair do período dos auxílios emergenciais, da Lei Aldir Blanc, entre outras ações que o governo federal fez, voltadas para o setor de eventos, de entretenimento e audiovisual, que foram dados no ano passado e este ano, e entrar realmente no pós-pandemia. Isto é, estimular a volta dos negócios, das trocas e da promoção comercial dessas atividades artísticas aqui no Brasil e no exterior.

Haverá apresentação do Grupo Chorando Pitangas, da Companhia Real de Shakespeare (RCS)

A cerimônia de abertura no dia 17, às 19h, terá palestras de Raphael Callou, diretor da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, e de Aldo Valentim, secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural.

Em seguida, às 20h, haverá apresentação do Grupo Chorando Pitangas, a cargo da diretora de Desenvolvimento Digital da Companhia Real de Shakespeare (RCS), Sarah Ellis, com o tema O pós-pandemia e a recuperação da economia criativa na área das artes digitais e da música.

O MICBR se destina a empreendedores culturais; empresas do setor; artistas e criadores; pessoas interessadas na área da cultura; bem como fornecedores de materiais ou mão de obra.

Fonte: Agência Brasil