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Modelo de microfranquias cresceu sua participação de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022

Modelo de microfranquias aumenta participação no setor

Entre os segmentos que possuem maior número de microfranquias, estão os Serviços, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar

As franquias que possuem investimento inicial de até R$ 105 mil, teto que foi anunciado em junho de 2021, são conhecidas como microfranquias e, segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), têm ganhado espaço no setor.

A pesquisa apontou que o modelo cresceu sua participação de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando redes só de microfranquais (redes puras) e também mistas (dois modelos).

Ao analisar 2021 e 2022, a variação do número de microfranquias chegou a atingir 39,8%. Associada ao aumento do teto e aos modelos mais compactos desenvolvidos pelas redes. Entre os segmentos que possuem maior número de microfranquias, estão os Serviços e Outros Negócios, com 27,4%. Seguido então por Alimentação, com 16,2%, e Saúde, Beleza e Bem-estar, com 15,5%.

O estudo também identificou um crescimento no tempo médio de atuação dessas franquias, com variações positivas nas faixas de 1 a 2 anos, 3 a 4 anos, 5 a 6 anos e acima de 10 anos.

Esse aumento é atribuído ao fato de novas redes se consolidarem com maior tempo de atuação, novos modelos adotados por redes mais maduras e também pela dição das consideradas mistas pelo novo teto. A pesquisa ainda mostrou uma forte tendência por modelos alternativos de microfranquias, principalmente o home-based.

“Os modelos sem ponto físico de venda já vinham ganhando espaço no franchising, mas, de fato, a pandemia deu um impulso ainda maior a eles”, destacou Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF. Ela também explicou que o aumento na procura pelo modelo home-based está ligada ao investimento inicial menor e uma melhor integração com a vida pessoal.

Planos de negócio

Outro tema abordado na pesquisa da ABF foram os planos de negócio das microfranquias. O prazo de retorno, por exemplo, é de 7 a 16 meses nas microfranquias e de 17 a 28 meses no modelo tradicional.

Já em relação as taxas, o comportamento entre os dois modelos é semelhante, com exceção da taxa de publicidade. No investimento inicial, a média para microfranquias varia entre R$ 43 mil e R$ 55 mil. Com uma grande variação de acordo com o ponto comercial.

A procura por investimentos neste estilo fez com que crescesse o número de redes atuantes. De acordo com dados do Portal do Franchising, as faixas mais acessadas na busca são de investimento até R$ 100 mil. O que equivale a 85% do total de buscas.

Além disso, entre os top 10 termos mais buscados, 5 se referem a microfranquias ou franquias de baixo investimento. O mesmo comportamento pode se observar nas matérias acessadas.