Você está visualizando atualmente Mini carro elétrico simpático e barato é sucesso de vendas
A Kia adicionou um novo membro na sua linha de carro elétrico em agosto: o Ray EV. O modelo compacto da montadora sul-coreana

Mini carro elétrico simpático e barato é sucesso de vendas

O Kia Ray EV é um carro elétrico feito para rodar na cidade com autonomia estimada de 200 km

A Kia adicionou um novo membro na sua linha de carro elétrico em agosto: o Ray EV. O modelo compacto da montadora sul-coreana chegou para atender a forte demanda por sustentáveis mais baratos no exterior e surpreendeu até as projeções mais otimistas da empresa nas vendas.

  • O Ray EV começou a vender oficialmente no fim de agosto.
  • Até então, já são mais de 6 mil unidades reservadas.
  • Aliás, o resultado surpreendeu a Kia. A montadora esperava vender até 4 mil unidades do modelo em 2023.

Como é o Kia Ray EV

O “carrinho” tem inspiração na versão movida a gasolina, fabricada desde 2011 pela Kia. A variante elétrica recebeu incrementos e visual mais moderno, mas mantém a capacidade de caber mesmo em vagas apertadas.

  • O irmão menor do Kwid possui 3,59 m de comprimento e 1,7 m de altura;
  • O Kia Ray EV é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) com 35,2 kWh de capacidade;
  • Segundo a montadora, o carro precisa de 40 minutos no carregador para recuperar de 10% a 80% de carga;
  • O motor elétrico é modesto e gera o equivalente a 86 cavalos e quase 15 quilograma-força metros de torque;
  • A autonomia estimada pela Kia é de 205 km. Rodando apenas na cidade, o veículo pode chegar a então marca de 233 km de alcance.

    Preço e disponibilidade

    O elétrico compacto está disponível na Coreia do Sul por um valor competitivo. Ainda não há notícias de lançamento em outros países.

    O Ray EV sai pelo equivalente a R$ 105 mil — R$ 15 mil a menos que o Chery iCar, o carro elétrico mais barato do Brasil atualmente (R$ 119.990).

    Kia

    No Brasil a Kia Motors está desde 1992,  representada por José Luiz Gandini, tendo sua sede na cidade de Itu. Já o pátio onde os veículos são recebidos da Coreia, são distribuídos para as concessionárias que ficam em Vitória, ES.