Iniciativa do DenaSUS visa aprimorar auditorias, otimizar processos e fortalecer a eficiência na gestão pública
Um espaço voltado à criação de soluções inovadoras para fortalecer o controle e a auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS), trata-se do Laboratório de Inovação em Auditoria (L.I.A.), lançado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS nº 6.552, de 22 de janeiro de 2025.
Assim, a iniciativa marca um avanço estratégico na modernização das auditorias do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). Portanto, promove mais eficiência na gestão dos recursos públicos.
De acordo com a Portaria, o L.I.A. atuará na experimentação de novas práticas de auditoria visando desenvolver soluções mais eficazes para a averiguação. Assim como o monitoramento dos serviços de saúde. “O L.I.A. representa um salto qualitativo na auditoria do SUS, trazendo inovação para fortalecer a integridade e a eficiência dos serviços prestados à população”, destaca o diretor do DenaSUS, Alexandre Rodrigues.
O diretor explica que o laboratório surge como um ambiente colaborativo para troca de conhecimento, criação e testes de novas abordagens. Sendo assim, tem como objetivo de aprimorar os processos de auditoria no SUS. “A proposta inclui a aplicação de métodos ágeis, uso de inteligência artificial, desenvolvimento de projetos-piloto e realização de capacitações. Por isso, promoverá uma cultura de inovação e aprendizado contínuo dentro do DenaSUS”.
Cultura de inovação
O L.I.A. conduzido pela Coordenação-Geral de Informação e Inovação em Auditoria (CGINOVA) do DenaSUS, responsável por acompanhar suas atividades e garantir o registro do conhecimento, de forma a assegurar a continuidade dos trabalhos e fortalecer a cultura de inovação na auditoria do SUS. Além disso, contará com a colaboração das demais coordenações do DenaSUS, serviços de auditoria (Seauds) e servidores interessados em desenvolver ações inovadoras.
“A criação do L.I.A. reforça o compromisso do DenaSUS com a modernização das auditorias e a melhoria da gestão pública. Dessa forma, garante e aplicação dos recursos da saúde aplicados de forma mais eficiente”, afirma a coordenadora-geral da CGINOVA, Deize Moreira.
Impacto para os usuários do SUS
Para os usuários do SUS, a iniciativa representa um avanço significativo, complementa Deize Moreira. “A melhoria nos processos de auditoria impacta diretamente a qualidade e a disponibilidade dos serviços de saúde. A utilização de novas tecnologias e metodologias ágeis permite um acompanhamento mais preciso da execução dos recursos, fortalecendo o acesso universal e a equidade no atendimento à população”, conclui.
Fonte: agênciagov