Reportagem da Folha de S. Paulo aponta que ministro Alexandre de Moraes teria usado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar bolsonaristas
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defenderam Alexandre de Moraes após reportagem divulgada nesta semana, de que o ministro teria usado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar bolsonaristas.
Ao menos, três ministros do Supremo, acreditam que Moraes é um magistrado consciente e que tem adotado posturas absolutamente corretas.
Há ministros que apontaram para normalidade sobre a troca de mensagens com funcionários e destacaram que não se compara com a chamada “Vaza Jato”. Desse modo, revelou contato do ex-juiz e atual senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) com membros do Ministério Público Federal (MPF).
O setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral demandado de forma não oficial pelo gabinete de Moraes no STF durante e após as eleições de 2022.
Impeachment de Moraes ampliado e terá coleta pública de apoios até setembro
A oposição no Congresso Nacional decidiu apresentar o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apenas em setembro.
Os novos fatos do material obtido, conforme avaliação dos senadores envolvidos na elaboração do pedido é de que é melhor aguardar a publicação dessas reportagens para que o pedido seja mais robusto.
Segundo os senadores, pretendem iniciar uma coleta pública de assinaturas até o dia 7 de setembro, de modo a assegurar. Isso, de acordo com seus idealizadores, uma força política maior do pedido.
Ainda segundo Girão, a equipe que está cuidando do pedido “virou a noite aqui para incluir esses fatos publicados pela Folha”.
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também já havia protocolada na Câmara para investigar possível abuso de autoridade, segundo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
O parlamentar mineiro informou, ainda, que irá requerer ao jornalista Glenn Greenwald, um dos autores da matéria publicada pela Folha de S. Paulo. O acesso completo aos materiais citados na reportagem.
Pacheco deve “segurar” pedidos de impeachment contra Moraes
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não deve pautar pedido de impeachment contra Moraes, segundo fontes próximas ao senador.
Pacheco já teria sinalizado a aliados que ainda não há elementos suficientes para dar encaminhamento ao processo. Ou seja, é preciso aguardar desdobramentos.
Atualmente, há mais de 20 pedidos de impeachment contra Moraes parados na Presidência do Senado.