Evento “Último Tom da Cor” contará com intervenções culturais afro e indígenas, músicas, grafite, poesia, capoeira angola, dança e hip-hop em Cuiabá
Na semana que antecede o dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Museu da Imagem e do Som (MISC), realizam no sábado (13), o evento ‘Último Tom da Cor’. Por isso, ocorrerão intervenções culturais afro e indígenas, com músicas, grafite, poesia, capoeira angola, dança e hip-hop. O evento será realizado na Escadaria do Beco Alto, das 16h às 22h.
Também será celebrada uma homenagem ao mestre Pastinha – (Vicente Ferreira), falecido há quatro décadas. Ele foi um dos principais mestres de Capoeira da história do Brasil.
De acordo com o coordenador do Museu da Imagem e do Som (MISC), Cristovão Luiz, o encontro também contará com a participação de lideranças indígenas.
“Quando falamos de cultura Afro Cuiabana e Indígena, nós estamos falando de saberes, fazeres e quereres, envoltos numa rede de valores que dão sentido à nossa vida, como pessoa, como brasileiros e como humanos. Este projeto, será uma intervenção artística e cultural nas escadarias do Beco Alto, no Centro Histórico de Cuiabá, com muita pintura, grafites, dança e poesia e que trará a simbologia afro-cuiabana e indígena”, comentou.
Serviço
Local: Escadaria do Beco Alto (Rua: Engenheiro Ricardo Franco)
Dia: 13/11/2021
Hora: 16h
Dia Nacional da Consciência Negra
A celebração do Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, acontece em 20 de novembro. Assim, ocorrem várias reflexões sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, ou seja, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
O Dia da Consciência Negra é um assunto muito importante no reconhecimento dos descendentes africanos e, portanto, da construção da sociedade brasileira. Além disso, a data suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira. Assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá